Identidade Social em Sociedades Multiétnicas
França, Dalila Xavier de ; Silva, Khalil da Costa
Resumo:
Nos capítulos anteriores, destacou-se que desde muito cedo as crianças mostram-se sensíveis às informações de seu contexto social, em especial ao fato de que a sociedade possui diversos grupos e que estes diferem entre si em função do status social e do valor a eles associado (ABOUD, 1988; BIGLER e LIBEN, 2006; FRANÇA, 2013). Essa habilidade perceptiva por parte das crianças desenvolve-se ao longo do processo de socialização, especialmente, por meio das mensagens transmitidas por pais (PRIEST et al., 2014), professores (DIAS, 2012; FARAGO; DAVIDSON; BYRD, 2019), e pela mídia (BRENICK et al., 2010; SANTOS; SOUZA; SANTOS; MALTA, 2015). A partir das interações estabelecidas entre as crianças e diferentes agentes socializadores, estereótipos são internalizados e são formadas atitudes frente aos diferentes grupos étnico-raciais.
75 downloads
DOI: 10.5151/9786555501643-03
Referências bibliográficas
- AMODIO, D. M.; SWENCIONIS, J. K. Proactive control of implicit bias: A theoretical model and implications for behavior change. Journal of Personality and Social Psychology, Washington. v.115, n.2, p. 255-275, 2018. DOI: 10.1037/pspi0000128.
- BANERJEE, M.; BYRD, C.; ROWLEY, S. The relationships of school-based discrimination and ethnic-racial socialization to African American adolescents’ achievement outcomes. Social Sciences, New York, v.7, n.10, 2018.
- BAR-TAL, D. Formation and change of ethnic and national stereotypes: Na integrative model. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v.21, p.491-523. DOI: 10.1016/S0147-1767(97)00022-9, 1997.
Como citar:
FRANÇA, Dalila Xavier de; SILVA, Khalil da Costa; "Identidade Social em Sociedades Multiétnicas", p. 37-46. A psicologia social do desenvolvimento nas relações raciais e racismo. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501643, DOI 10.5151/9786555501643-03