Identidade Social em Sociedades Multiétnicas

França, Dalila Xavier de ; Silva, Khalil da Costa

Resumo:

Nos capítulos anteriores, destacou-se que desde muito cedo as crianças mostram-se sensíveis às informações de seu contexto social, em especial ao fato de que a sociedade possui diversos grupos e que estes diferem entre si em função do status social e do valor a eles associado (ABOUD, 1988; BIGLER e LIBEN, 2006; FRANÇA, 2013). Essa habilidade perceptiva por parte das crianças desenvolve-se ao longo do processo de socialização, especialmente, por meio das mensagens transmitidas por pais (PRIEST et al., 2014), professores (DIAS, 2012; FARAGO; DAVIDSON; BYRD, 2019), e pela mídia (BRENICK et al., 2010; SANTOS; SOUZA; SANTOS; MALTA, 2015). A partir das interações estabelecidas entre as crianças e diferentes agentes socializadores, estereótipos são internalizados e são formadas atitudes frente aos diferentes grupos étnico-raciais.

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psicologia social, Racismo

DOI: 10.5151/9786555501643-03

Referências bibliográficas
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Como citar:

FRANÇA, Dalila Xavier de; SILVA, Khalil da Costa; "Identidade Social em Sociedades Multiétnicas", p. 37-46. A psicologia social do desenvolvimento nas relações raciais e racismo. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501643, DOI 10.5151/9786555501643-03