Do Desenho Conceitual ao Pictórico: Experiências e Reflexões no Ensino do Desenho na Formação em Design Gráfico
Zimmermann, Anelise ; Coutinho, Solange Galvão
Resumo:
O desenho como um conteúdo nos currículos de Cursos de design gráfico no Brasil é tradicionalmente relacionado ao Desenho técnico, Perspectiva, Geometria descritiva e Prática de representação visual. Tais nomenclaturas remetem ao currículo inicial do primeiro curso de ensino superior em design do país, a Escola Superior de Desenho Industrial, fundada em 1963. Esses termos, oriundos de influências europeias, são frequentes ainda hoje em projetos pedagógicos na área, somados às disciplinas de desenho de Modelo vivo, Desenho de observação, Ilustração e História em quadrinhos.
56 downloads
design,
design industrial,
design da informação
DOI: 10.5151/9786555500431-03
Referências bibliográficas
- ADAMS, Eileen. Professional practices. Lancing: Power Drawing/The Campaign for Drawing, 2006. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
Como citar:
ZIMMERMANN, Anelise ; COUTINHO, Solange Galvão; "Do Desenho Conceitual ao Pictórico: Experiências e Reflexões no Ensino do Desenho na Formação em Design Gráfico ", p. 92-125. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555500431, DOI 10.5151/9786555500431-03