Língua Estrangeira, Educação e Diversidade: Um Olhar Sobre Discursos Extremistas na Prática Pedagógica em Língua Estrangeira

Kawachi, Guilherme Jotto ; Vivacqua, Maria Victoria Guinle ; Aquino, Patrícia

Resumo:

Em um cenário em que vivenciamos a propagação de discursos de ódio como efeito de medidas políticas, em que a voz do autoritarismo parece silenciar as diferenças e as minorias, em que noções de responsabilidade social e empatia parecem estar sendo sobrepostas por uma lógica neoliberalista, o ensino de línguas, que nunca se constitui como um processo ingênuo, desideologizado, deve agora, a nosso ver, tornar explícito que se trata, como sempre, de uma 
empreitada política.

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LINGUISTICA, Ensino de Línguas

DOI: 10.5151/9786555060560-03

Referências bibliográficas
  • AMOSSY, R. PIERROT. A. H. Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba, 2001. ANDREOTTI, V. et alii. Mapping interpretations of decolonization in the context of higher education. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 4, n. 1, p. 21-40, 2015.
  • AQUINO, P. A.; BITENCOURT, D. R. O. Uma campanha publicitária: diferentes leituras, diferentes memórias. Discurso & Sociedade, v. 12, n. 3, p. 425- 437, 2018.
Como citar:

KAWACHI, Guilherme Jotto; VIVACQUA, Maria Victoria Guinle; AQUINO, Patrícia; "Língua Estrangeira, Educação e Diversidade: Um Olhar Sobre Discursos Extremistas na Prática Pedagógica em Língua Estrangeira", p. 59-78. Diversidade e tecnologias no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060560, DOI 10.5151/9786555060560-03