Língua Estrangeira, Educação e Diversidade: Um Olhar Sobre Discursos Extremistas na Prática Pedagógica em Língua Estrangeira

Kawachi, Guilherme Jotto; Vivacqua, Maria Victoria Guinle; Aquino, Patrícia;

Resumo:

Em um cenário em que vivenciamos a propagação de discursos de ódio como efeito de medidas políticas, em que a voz do autoritarismo parece silenciar as diferenças e as minorias, em que noções de responsabilidade social e empatia parecem estar sendo sobrepostas por uma lógica neoliberalista, o ensino de línguas, que nunca se constitui como um processo ingênuo, desideologizado, deve agora, a nosso ver, tornar explícito que se trata, como sempre, de uma empreitada política.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555060560-03

Referências bibliográficas
  • AMOSSY, R. PIERROT. A. H. Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba, 2001. ANDREOTTI, V. et alii. Mapping interpretations of decolonization in the context of higher education. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 4, n. 1, p. 21-40, 2015. AQUINO, P. A.; BITENCOURT, D. R. O. Uma campanha publicitária: diferentes leituras, diferentes memórias. Discurso & Sociedade, v. 12, n. 3, p. 425- 437, 2018.
Como citar:

KAWACHI, Guilherme Jotto; VIVACQUA, Maria Victoria Guinle; AQUINO, Patrícia; "Língua Estrangeira, Educação e Diversidade: Um Olhar Sobre Discursos Extremistas na Prática Pedagógica em Língua Estrangeira", p. 59 -78. In: Diversidade e Tecnologias no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060560, DOI 10.5151/9786555060560-03