Reações Corporais e Expressões Faciais na Aprendizagem: Projetos na Amazônia Brasileira

Paxiúba, Carla Marina Costa; Lima, Celson Pantoja; Sobrinho, Marialina Corrêa;

Resumo:

Atualmente, é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente o processo de aprendizagem. No entanto, reconhecer os vários tipos de emoções de um aluno e relacioná-los à aprendizagem é tema de muitos estudos. Este capítulo apresenta um arcabouço conceitual e tecnológico que utiliza as emoções do aluno para apoiar o processo de aprendizagem e de ensino. As emoções dos alunos são obtidas automaticamente por meio de ferramentas de hardware e software para reconhecimento de emoções. Os dados gerados pelas ferramentas servem de embasamento para estabelecimento de correlações individuais e coletivas entre as emoções dos alunos e seu desempenho nas avaliações. A metodologia pedagógica de apoio, descrita no artigo, é baseada em referências internacionais. Os resultados alcançados e alguns desafios futuros fecham este artigo.

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DOI: 10.5151/9788580394269-03

Referências bibliográficas
  • BROCKINGTON, G. Neurociência e educação: investigando o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 48/48134/tde-01082013-155030/en.php. Acesso em: 09 ago. 2019. COLES, G. Literacy, Emotions, and the Brain. 1998. DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, [1872/2000].
Como citar:

PAXIúBA, Carla Marina Costa; LIMA, Celson Pantoja; SOBRINHO, Marialina Corrêa; "Reações Corporais e Expressões Faciais na Aprendizagem: Projetos na Amazônia Brasileira", p. 69 -84. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-03