Desafios para o Transporte Ferroviário de Carga no Brasil: Uma Análise Setorial Informada pela Nova Economia Institucional e Teoria da Escolha Pública
Muramatsu, Roberta; Scarano, Paulo Rogério; Siqueira, Fabrício Zacche; Silva, Rodrigo Guerreiro e; Angelico, Alexandre Rodrigues Duarte;
Resumo:
Parece lugar-comum dizer que o transporte ferroviário é o mais adequado para o escoamento de grandes volumes de produção em longas distâncias para países com as características territoriais do Brasil e o seu fôlego exportador. Porém, uma anomalia se observa: a participação do modal ferroviário no transporte de carga brasileiro é ainda bem pequena quando comparada com a de nações importantes no cenário internacional. O objetivo desta pesquisa é produzir um diagnóstico dos problemas que o marco regulatório, conflitos de interesse, falhas de coordenação, restrições sobre a produção/distribuição de bens e serviços, imprevisibilidade das relações contratuais e custos de transação positivos geram para a indústria ferroviária e como eles influenciam o desenvolvimento do setor.
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DOI: 10.5151/9788580394047-03
Referências bibliográficas
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ACEMOGLU, D.; ROBINSON, J. Why Nations Fail: the origins of power, prosperity and poverty. Random House. 2012. ANTT 2014 Relatório Anual. Agência Nacional de Transporte Terrestre. Brasília, 2014.
ASSIS; A. C et al. Ferrovias de Carga Brasileiras: uma análise setorial. BNDES, Setorial 46, pp.79-126, 2017.
Como citar:
MURAMATSU, Roberta; SCARANO, Paulo Rogério; SIQUEIRA, Fabrício Zacche; SILVA, Rodrigo Guerreiro e; ANGELICO, Alexandre Rodrigues Duarte;
"Desafios para o Transporte Ferroviário de Carga no Brasil: Uma Análise Setorial Informada pela Nova Economia Institucional e Teoria da Escolha Pública",
p. 59 -128.
In:
Estudos Econômicos Setoriais : Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados.
São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394047,
DOI 10.5151/9788580394047-03