Desafios para o Transporte Ferroviário de Carga no Brasil: Uma Análise Setorial Informada pela Nova Economia Institucional e Teoria da Escolha Pública
Muramatsu, Roberta ; Scarano, Paulo Rogério ; Siqueira, Fabrício Zacche ; Silva, Rodrigo Guerreiro e ; Angelico, Alexandre Rodrigues Duarte
Resumo:
Parece lugar-comum dizer que o transporte ferroviário é o mais adequado para o escoamento de grandes volumes de produção em longas distâncias para países com as características territoriais do Brasil e o seu fôlego exportador. Porém, uma anomalia se observa: a participação do modal ferroviário no transporte de carga brasileiro é ainda bem pequena quando comparada com a de nações importantes no cenário internacional. O objetivo desta pesquisa é produzir um diagnóstico dos problemas que o marco regulatório, conflitos de interesse, falhas de coordenação, restrições sobre a produção/distribuição de bens e serviços, imprevisibilidade das relações contratuais e custos de transação positivos geram
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DOI: 10.5151/9788580394047-03
Referências bibliográficas
- ACEMOGLU, D.; ROBINSON, J. Why Nations Fail: the origins of power, prosperity and poverty. Random House. 2012. ANTT 2014 Relatório Anual. Agência Nacional de Transporte Terrestre. Brasília, 2014.
- ASSIS; A. C et al. Ferrovias de Carga Brasileiras: uma análise setorial. BNDES, Setorial 46, pp.79-126, 2017.
Como citar:
MURAMATSU, Roberta ; SCARANO, Paulo Rogério ; SIQUEIRA, Fabrício Zacche; SILVA, Rodrigo Guerreiro e; ANGELICO, Alexandre Rodrigues Duarte; "Desafios para o Transporte Ferroviário de Carga no Brasil: Uma Análise Setorial Informada pela Nova Economia Institucional e Teoria da Escolha Pública", p. 59-128. Estudos econômicos setoriais: máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394047, DOI 10.5151/9788580394047-03