Três Eixos para o Ensino de Gramática
Vieira, Silvia Rodrigues;
Resumo:
Como a diagnose dos materiais didáticos formulados pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (Capítulo 1) e a investigação do tratamento dispensado à expressão de objeto direto anafórico em escolas públicas do Rio de Janeiro (Capítulo 2) evidenciaram, é mais do que tempo de propor a articulação entre orientações diversas para o tratamento pedagógico do componente linguístico e apresentar uma abordagem mais produtiva da gramática em sala de aula. Este texto relata uma proposta que objetiva cumprir esse intento. A abordagem do componente linguístico em três frentes de trabalho que ora se apresenta – construída no âmbito da disciplina Gramática, Variação e Ensino, do Mestrado Profissional em Língua Portuguesa (PROFLETRAS) – constitui uma proposta experimental (VIEIRA, 2014, 2017)1 que objetiva evitar tanto o tratamento meramente instrumental do componente linguístico, aquele que serviria apenas para instaurar práticas linguísticas de leitura e produção textual, quanto a abordagem da metalinguagem como um fim em si mesmo ou, ainda, da norma como um padrão homogêneo e artificial, sem reflexão linguística.
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DOI: 10.5151/9788580393354-03
Como citar:
VIEIRA, Silvia Rodrigues;
"Três Eixos para o Ensino de Gramática",
p. 47 -60.
In:
Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354,
DOI 10.5151/9788580393354-03