A Gênese da Memória Histórica

Costa, Renata Ferreira;

Resumo:

O trabalho crítico de investigação e estabelecimento das fontes abre caminho para o conhecimento e a compreensão da gênese de uma obra, na medida em que interpreta e ordena os sucessivos estágios de sua construção, investiga suas relações com outros textos, verificando as modificações que o autor introduz nas passagens imitadas e o coeficiente de originalidade em relação à fonte inspiradora, e estuda os percursos biográficos e bibliográficos de seu autor. A avaliação das fontes é função da Crítica de Fontes, disciplina que teve início a partir do século XVII, quando o beneditino Jean Mabillon lançou os fundamentos da “ciência do documento” em sua obra De re diplomática, em que conferia autoridade às fontes autênticas, “valorizando o documento escrito como prova da História, trabalho que foi continuado pelos beneditinos da Congregação de Sain-Maur e que trouxe ‘condições seguras para o conhecimento histórico’” (ABUD, 1985, p. 74). 

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DOI: 10.5151/9788580393316-03

Como citar:

COSTA, Renata Ferreira; "A Gênese da Memória Histórica", p. 109 -160. In: Apropriação de Fontes Textuais no Século XVIII: O Caso da Memória Histórica da Capitania de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393316, DOI 10.5151/9788580393316-03