A Arte de Adentrar Labirintos Infantis

Friedmann, Adriana

Resumo:

Os atuais movimento, consciência e entusiasmo de educadores, cuidadores, gestores e empreendedores para a escuta de crianças tiveram suas origens, de forma sincrônica, tanto nas ciências sociais quanto nos movimentos da sociedade civil, alargando a compreensão da importância de dar vez e voz a todos os cidadãos.  A partir de formulações e pesquisas das ciências sociais, é crescente a ideia de que as crianças,

enquanto atores sociais e autores das suas vidas, têm culturas e linguagens próprias e merecem ser ouvidas, pois falam de suas realidades, emoções, necessidades e interesses. Porém a escuta das várias infâncias – considerando a diversidade de grupos, culturas, realidades e equipamentos ou espaços em que convivem – requerem cuidado, respeito, ética e posturas 
para os quais todos precisamos estar atentos.

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escuta, infantil

DOI: 10.5151/9788580393514-03

Como citar:

FRIEDMANN, Adriana; "A Arte de Adentrar Labirintos Infantis", p. 17-26. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393514, DOI 10.5151/9788580393514-03