A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização Aberta para Pesquisa e Inovação Responsáveis

Okada, Alexandra; Rodrigues, Eloy;

Resumo:

Este artigo visa introduzir o conceito criado pela Comissão Europeia – EC “Pesquisa e Inovação Responsáveis” – traduzido do termo em inglês “Responsible Research and Innovation” cujo acrônimo é RRI (EC, 2015). E também visa refletir sobre a inter-relação com a Educação aberta “open education”, ciência aberta “open science” e a escolarização aberta “open schooling” para abrir discussões relevantes sobre a formação de educadores e profissionais do futuro.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393224-03

Referências bibliográficas
  • American Association for the Advancement of Science (AAAS). (1993). Benchmarks for Science Literacy. Oxford University Press. Assmann E. H. (1999) Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes. Castells, M. & Cardoso, G. (Orgs.). 2005. A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional. Livro organizado a partir de Conferência promovida pelo então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, em 4 e 5 de Março de 2005, no Centro Cultural de Belém.
Como citar:

OKADA, Alexandra; RODRIGUES, Eloy; "A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização Aberta para Pesquisa e Inovação Responsáveis", p. 41 -54. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393224, DOI 10.5151/9788580393224-03