Alternativas de tratamentos para água de lastro a bordo dos navios

Pereira, Newton Narciso; Brinati, Hernani Luiz;

Resumo:

Demoraram mais de 12 anos para que a Convenção Internacional sobre Controle e Gestão da Água de Lastro e Sedimentos de Navios (BWMC) entrasse em vigor. Em 8 de setembro de 2016, cerca de 45 países representando 35,76% de toda tonelagem bruta mundial ratificaram ratificado a BWMC. Mesmo diante de toda a problemática associada ao impacto da água de lastro de navios observa-se que a indústria marítima internacional, bem como, a Organização Marítima Internacional – IMO não tinham conseguido convencer grande parte dos países sobre os problemas oriundos da água de lastro, mesmo sabendo que a BWMC entraria em vigor em 7 de setembro de 2017.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393064-03

Referências bibliográficas
  • ARAI, M. et al. Numerical Simulation of Sloshing of Water in Ship Tanks During Sequential Ballast Water Exchange in Seaways.Proceedings, OMAE’02, CD-ROM. 2002. ARAI, M.; MAKIYAMA, H.S. Numerical simulation of bulk carriers’ ballast water exchange at sea and assessment of sloshing loads. Proceedings, ISOPE-2004. CD-ROM. 2004. AUSTRALIAN BALLAST WATER MANAGEMENT REQUIREMENTS – ABWMR. 2008.
Como citar:

PEREIRA, Newton Narciso; BRINATI, Hernani Luiz; "Alternativas de tratamentos para água de lastro a bordo dos navios", p. 43 -88. In: Água de Lastro: Gestão e Controle. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393064, DOI 10.5151/9788580393064-03