Tipos de violência escolar

Silva, Fábia Geisa Amaral

Resumo:

Consideramos violência,1 tudo aquilo que fere, destroi, agride ou machuca as pessoas – ações que não preservam a vida e/ou prejudicam o bem estar tanto individual, quanto social. Como existem inúmeros fenômenos que correspondem a essa defnição, podemos categorizar a violência da seguinte forma: – A violência pode ser, tanto física (quando ações ou comportamentos põem em risco a integridade física do indivíduo, por exemplo, soco, chute, uso de armas etc.) como simbólica (quando as ações e comportamentos trazem riscos à integridade psíquica e emocional do indivíduo, por exemplo, ironia, intimidação, humilhação); – A violência pode ser tanto “macro” (quando suas consequências atingem um grande número de pessoas, por exemplo, crime organizado, a fome, a corrupção, a exclusão etc.) como pode ser “micro” (quando suas consequências são sentidas nas relações cotidianas, pessoais, nos indivíduos, por exemplo, agressão verbal, agressão física, “pressão da turma” etc.). Dessa maneira, todo ser humano é potencialmente violento (já que tem a capacidade de emitir comportamentos violentos), mas sua violência latente pode não se manifestar se não houver estímulos sufcientes para desencandeá-la. Qualquer um de nós pode matar alguém, se isso for necessário para defender sua 
vida ou a de outrem que considere importante.
  

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DOI: 10.5151/9788580392838-03

Como citar:

SILVA, Fábia Geisa Amaral; "Tipos de violência escolar", p. 33-44. Apresentando e Analisando as Causas da Violência Escolar 2ª edição. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392838, DOI 10.5151/9788580392838-03