Biografa e formação: narrativas de uma aluna do ensino superior UFG­ ­Catalão

Filho, Wolney Honório ; Vaz, Renata Cristine Santos

Resumo:

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre memórias, histórias de vida e formação de alunos e alunas da graduação e pós-graduação, na Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, especialmente alunas da graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDUC. Trata-se de um estudo sobre um memorial de formação de uma aluna do PPGEDUC, cujo objetivo foi analisar as perspectivas de formação da mesma, tendo em vista sua escolarização, desde o ensino fundamental. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Pesquisas (Auto)Biográfcas. A metodologia desenvolvida foi uma leitura transversal para análise do relato
de formação de uma aluna, colhido em 2016. Buscamos categorias, tais como: percursos de escolarização, vivências consideradas formadoras, a relação com a família, modos de construção identitária. Como resultados percebemos que a formação é um complexo de entrecruzamento de convivência com a família, 
escola e outras instituições.
  

20 downloads

a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-03

Referências bibliográficas
  • BOLÍVAR, A. Profssão Professor: o itinerário profssional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002, 236p. (Coleção Educar). DUBAR, C. A socialização: Construção das identidades sociais e profssionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfco. In: NÓVOA, A. e
  • FINGER, M. (orgs.). O Método (Auto) biográfco e a Formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010; pp. 31-57.
Como citar:

FILHO, Wolney Honório; VAZ, Renata Cristine Santos; "Biografa e formação: narrativas de uma aluna do ensino superior UFG­ ­Catalão", p. 37-50. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-03