Análise comparativa de estrutura narrativa sob diferentes condições de solicitação de produção textual

Mei, Paulina; Santos, Maria José dos;

Resumo:

O domínio da escrita de textos narrativos requer conhecimentos linguísticos caracterizados por relações lógico-semânticas entre funções e atores. A habilidade de produzir narrativas apresenta um desenvolvimento gradual, cujo percurso é influenciado por vários fatores, dentre eles, o tipo de solicitação. Há indícios de que as narrativas se apresentam com melhor estrutura quando a condição de solicitação tem apoio visual. O objetivo desta pesquisa era investigar o desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental na produção de narrativas sob diferentes condições de produção. Foram oferecidos diversos estímulos, como apoio visual e apoio verbal, com e sem sugestão de conflito para a produção dos textos, que foram analisados e classifcados de acordo com os critérios criados por Rego. Os resultados mostram que o apoio visual é relevante na qualidade narrativa de histórias, mas não é fator determinante. A presença de sugestão de conflito parece ser um elemento favorecedor.  

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DOI: 10.5151/9788580392265-03

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Pesquisa Nacional Qualidade da Educação. INEP, 2003. BUARQUE, Lair. L., HIGINO, Zélia. M., MIRANDA, Elisabete. M., DUBEUX, Perspectivas em estudos da linguagem escolar do Estado de Pernambuco na área de linguagem (Número Especial). Estudos em Avaliação Educacional, v. 5, 1992. CLÍMACO, Arlene C. A.; SANTOS, Catarina A.; LOUREIRO, Marcos C. S. e LOUREIRO, Walderês N. Educação básica de qualidade: Desafos e proposições para o novo PNE. Revista Retratos da Escola, v. 4, n. 6, 2010, p. 109-121.
Como citar:

MEI, Paulina; SANTOS, Maria José dos; "Análise comparativa de estrutura narrativa sob diferentes condições de solicitação de produção textual", p. 41 -53. In: Perspectivas em estudos da linguagem. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392265, DOI 10.5151/9788580392265-03