Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas

ALMEIDA, Maria Helena Gondim

Resumo:

O presente texto tem por finalidade apresentar a utilização do teatro como possibilidade metodológica interdisciplinar para discutir questões que envolvem conteúdos trabalhados no ensino de História e disciplinas afins, em sala de aula. Através do teatro, as aulas de História podem se tornar mais dinâmicas, divertidas e, como experiência vivenciada, favorecedoras do convívio entre alunos e professores. Para dar sustentação a essa perspectiva, é necessário analisar alguns conceitos como consciência histórica e memória, em sua relação com a prática teatral, a qual nos permite transitar entre o individual e o coletivo.

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COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580392302-03

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Como citar:

ALMEIDA, Maria Helena Gondim; "Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas", p. 45-58. História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392302, DOI 10.5151/9788580392302-03