Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas

ALMEIDA, Maria Helena Gondim

Resumo:

O presente texto tem por finalidade apresentar a utilização do teatro como possibilidade metodológica interdisciplinar para discutir questões que envolvem conteúdos trabalhados no ensino de História e disciplinas afins, em sala de aula. Através do teatro, as aulas de História podem se tornar mais dinâmicas, divertidas e, como experiência vivenciada, favorecedoras do convívio entre alunos e professores. Para dar sustentação a essa perspectiva, é necessário analisar alguns conceitos como consciência histórica e memória, em sua relação com a prática teatral, a qual nos permite transitar entre o individual e o coletivo.

34 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580392302-03

Referências bibliográficas
  • ARANTES, Luiz Humberto. Fazedores teatrais: cultura e memória. In: MERÍSIO,
  • Paulo e CAMPOS, Vilma. Teatro, ensino teoria e prática. Uberlândia EDUFU,
  • 2011, p. 23-30.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
  • São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
  • HALBWCHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo:
  • Centauro, 2006. 224 p.
  • KOUDELA, I. D. Percursos da arte na educação. Disponível em: https://www.
  • youtube.com/watch?v=9TigyEiS0eg. Acesso em: 26/01/2016.
  • POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro,
  • v.2, n.3, 1989, p. 3-15.
  • RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François
  • [et al]. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2007, p. 423-462.
  • RÜSEN, J. Razão histórica: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de
  • Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília ,1ª
  • reimpressão 2010, 194 p.
  • RÜSEN, J. História Viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento
  • histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins- Brasília: Editora
  • Universidade de Brasília. 2010, 160 p.
  • RÜSEN, J. O que é meta história. Disponível em: https://www.youtube.com/watch
  • ?v=rOpYAWMcQxw Acesso em: 21/01/2016.
  • SANTOS, Neusa Raquel de Oliveira e FARIA, Moacir Alves de. Jogos Teatrais na
  • Educação: Um Olhar para uma Prática Libertadora. In: Revista Eletrônica.
  • Saberes da Educação – Volume 1 – nº 1 – 2010.
  • SILVA, Marcos. FONSECA, Selva G. Ensinar história no século XXI: em busca do
  • tempo entendido. 4. ed. Campinas, SP: Papiros, 2012. (Coleção Magistério:
  • Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VASCONCELOS, Cláudia Pereira. O Teatro Como Linguagem e Fonte no Ensino
  • de História. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – São
  • Paulo, julho 2011.
Como citar:

ALMEIDA, Maria Helena Gondim; "Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas", p. 45-58. História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392302, DOI 10.5151/9788580392302-03