Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas

ALMEIDA, Maria Helena Gondim;

Resumo:

O presente texto tem por finalidade apresentar a utilização do teatro como possibilidade metodológica interdisciplinar para discutir questões que envolvem conteúdos trabalhados no ensino de História e disciplinas afins, em sala de aula. Através do teatro, as aulas de História podem se tornar mais dinâmicas, divertidas e, como experiência vivenciada, favorecedoras do convívio entre alunos e professores. Para dar sustentação a essa perspectiva, é necessário analisar alguns conceitos como consciência histórica e memória, em sua relação com a prática teatral, a qual nos permite transitar entre o individual e o coletivo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392319-03

Referências bibliográficas
  • ARANTES, Luiz Humberto. Fazedores teatrais: cultura e memória. In: MERÍSIO, Paulo e CAMPOS, Vilma. Teatro, ensino teoria e prática. Uberlândia EDUFU, 2011, p. 23-30. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). HALBWCHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. 224 p. KOUDELA, I. D. Percursos da arte na educação. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=9TigyEiS0eg. Acesso em: 26/01/2016. POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989, p. 3-15. RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al]. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2007, p. 423-462. RÜSEN, J. Razão histórica: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília ,1ª reimpressão 2010, 194 p. RÜSEN, J. História Viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins- Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2010, 160 p. RÜSEN, J. O que é meta história. Disponível em: https://www.youtube.com/watch ?v=rOpYAWMcQxw Acesso em: 21/01/2016. SANTOS, Neusa Raquel de Oliveira e FARIA, Moacir Alves de. Jogos Teatrais na Educação: Um Olhar para uma Prática Libertadora. In: Revista Eletrônica. Saberes da Educação – Volume 1 – nº 1 – 2010. SILVA, Marcos. FONSECA, Selva G. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. 4. ed. Campinas, SP: Papiros, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). VASCONCELOS, Cláudia Pereira. O Teatro Como Linguagem e Fonte no Ensino de História. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – São Paulo, julho 2011.
Como citar:

ALMEIDA, Maria Helena Gondim; "Consciência histórica, memória e teatro: saberes e práticas pedagógicas", p. 45 -58. In: História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392319, DOI 10.5151/9788580392319-03