Design de produto médico-hospitalar: projeto e desenho | coletor de urina sistema fechado para perna

BRITO, Andréia Bordini de; FIALHO, Uda Souza; OLIVEIRA JÚNIOR, José Fialho de;

Resumo:

A água que circula no organismo é resultado da ingestão de líquidos e alimentos sólidos e dos processos metabólicos de oxidação. Ainda que o excesso de água seja eliminado pela pele, pulmões e sistema gastrointestinal, o sistema urinário é o principal responsável pela eliminação da água do organismo. O processo de eliminação da urina envolve reflexos inconscientes e comandos voluntários. Quando a bexiga enche, os receptores da sua parede mandam a mensagem ao cérebro de que a urina precisa ser eliminada, provocando o desejo de urinar. Para que esse processo ocorra de maneira efetiva são necessários vários elementos, como os nervos que levam a mensagem dos receptores da parede da bexiga até o cérebro, a função cerebral para inibir o reflexo, os nervos que irão enviar a mensagem de inibição e os músculos envolvidos no processo de reter e eliminar a urina, como os do assoalho pélvico e o esfíncter uretral.A falha de algum desses elementos pode comprometer o funcionamento do sistema urinário de forma transitória e facilmente tratável ou de forma duradoura ou permanente, afetando indivíduos de qualquer idade ou nível sócioeconômico. Para solucionar os diversos problemas no trato urinário, pode-se citar, de forma geral, medidas não invasivas, empregadas na tentativa de estimular a micção, ou medidas invasivas, em que há inserção de uma sonda para esvaziamento da bexiga. A sondagem ou cateterismo vesical é um exemplo de medida invasiva que tem por finalidade a remoção da urina por meio da inserção de uma sonda¹ ou cateter² na bexiga, através da uretra ou por via suprapúbica.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391855-03

Referências bibliográficas
  • ANVISA. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2014.
    Athikson e Murray. Fundamentos de Enfermagem: introdução ao Processo de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
    BONSIEPE, G. Metodologia experimental – desenho industrial. Brasília: CNPQ/Coordenação Editorial, 1984.
    BRITO, A. Ampliação do Vocabulário em Desenho Industrial: considerações para projeto de produto. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2004.
    CONTTENDEN, A.; BLISS, D.; BUCKLEY, B.; FADER, M.; GETLIFFE, K.; PATERSON, J.; PIETERS, R.; WILDE, M. Management Using Continence Products, 2009, Paris. Proceedings... Paris: Editions 21, 2009.
    DREYFUSS, Henry. As Medidas do Homem e da Mulher. Porto Alegre: Bookman, 2005.
    GOULD, C.; UMSCHEID, C.; AGARWAL, R.; KUNTZM G.; PEGUES, D. The Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee. 2009. Disponível em: . Acesso em: mar. 2015.
    LOBACH, Bernd. Diseño Industrial. Barcelona: Gustavo Gilli, 2001.
    MAKI, D.; TAMBYAH, P. Engineering Out the Risk for Infection with Urinary Catheters. Emerging Infectious Diseases. [S. l.], v. 7, n. 2, p. 342-347, 2001.
    SCHULTHEISS, Dirk. A Brief History of Urinary Incontinence and its Treatment. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2014.
Como citar:

BRITO, Andréia Bordini de; FIALHO, Uda Souza; OLIVEIRA JÚNIOR, José Fialho de; "Design de produto médico-hospitalar: projeto e desenho | coletor de urina sistema fechado para perna", p. 51 -71. In: 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-03