Responsabilidade social corporativa: o novo patamar das organizações modernas

Espuny, Herbert Gonçalves

Resumo:

Lucrar já não pode ser o princípio fundamental das empresas. Claro que isso sempre será primordial, afinal, são as companhias que trazem empregos e desenvolvimento à sociedade, proporcionando o crescimento das pessoas. Para isso, o consumidor cobra das empresas, os governos criam legislações e o marketing divulga e vende produtos. A preocupação com o desenvolvimento sustentável universal, com cuidados e atenção ao meio ambiente, às pessoas e à gestão são fundamentais para colocar as empresas em um novo patamar, mais dinâmico e amadurecido quanto às ações orquestradas para dar suporte aos princípios e às diretrizes do ESG. Espera-se, assim, que não reflitam apenas o cumprimento de leis, mas que, de fato, deem a devida atenção às exigências do novo consumidor, que não aceita mais a boa ação travestida de greenwashing. Palavras-chave: economia circular; greenwashing; meio ambiente; desenvolvimento sustentável; ética.

38 downloads

DOI: 10.5151/9786555503456-02

Referências bibliográficas
  • AMARO, M. Greenwashing: o que é e por que essa palavra pode impactar seus investimentos
  • e suas compras. Infomoney, 21 dez. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.
  • com.br/economia/greenwashing-o-que-e-e-por-que-essa-palavra-pode-impactar-
  • seus-investimentos-e-suas-compras/. Acesso em: 30 jul. 2023.
  • BASTOS, F. O que é greenwashing? A apropriação indevida dos discursos sustentáveis e
  • ambientalistas por parte dos negócios. Exame, 4 jan. 2023. Disponível em: https://
  • exame.com/esg/o-que-e-greenwashing/. Acesso em: 30 jul. 2023.
  • BLOGUE RECLAME AQUI. Risco de negócio: o que é, os 10 principais e como reconhecê-
  • los, 28 fev. 2023. Disponível em: https://blog.reclameaqui.com.br/risco-de-negocio-
  • o-que-e-principais-como-reconhecer/. Acesso em: 26 mai. 2023.
Como citar:

ESPUNY, Herbert Gonçalves; "Responsabilidade social corporativa: o novo patamar das organizações modernas", p. 48-57. ESG e economia circular na gestão 4.0: ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-02