Saúde e apoio social no trabalho docente

Saúde e apoio social no trabalho docente

Giovanetti, Rodrigo Manoel;

Resumo:

A importância das relações sociais para a saúde tem sido destacada nas suas associações com mortalidade, morbidade física e psicológica e processos de recuperação em doenças crônicas (Cohen et al., 2000). Por isso, o apoio social no trabalho (ast) se tornou um dos fpst relevantes para a compreensão e o estudo da saúde dos trabalhadores (Beltrán et al., 2004; Karlin et al., 2003; Kortum, 2003; Levi, 2002; Dollard et al., 2000; Sargent e Terry, 2000; Theorell, 1991; International Labour Office, 1986; House, 1981).

0:

A importância das relações sociais para a saúde tem sido destacada nas suas associações com mortalidade, morbidade física e psicológica e processos de recuperação em doenças crônicas (Cohen et al., 2000). Por isso, o apoio social no trabalho (ast) se tornou um dos fpst relevantes para a compreensão e o estudo da saúde dos trabalhadores (Beltrán et al., 2004; Karlin et al., 2003; Kortum, 2003; Levi, 2002; Dollard et al., 2000; Sargent e Terry, 2000; Theorell, 1991; International Labour Office, 1986; House, 1981).

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503531-02

Referências bibliográficas
  • BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: o processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-
    PEREIRA, A. M. T. (Org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem- estar do
    trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 21-92.
    BLEGER, J. Psico-higiene e psicologia institucional. São Paulo: Artmed, 1984.
    BLIESE, P. D.; CASTRO, C. A. Role clarity, work overload and organizational support: multilevel
    evidence of the importance of support. Work & Stress, v. 14, n.1, p. 65-73, 2000.
Como citar:

GIOVANETTI, Rodrigo Manoel; "Saúde e apoio social no trabalho docente", p. 34 -49. In: A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado: Concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503531, DOI 10.5151/9786555503531-02