A centralidade da ciência e educação: das faculdades isoladas aos projetos pioneiros de universidades no Brasil (1889-1930)

Melo, Hugo Freitas de

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo examinar o processo de formação histórica das universidades no Brasil durante a Primeira República, com ênfase nas transformações políticas e culturais que alçaram ciência e educação à centralidade das agendas dos governos federal e estaduais, ao passo que contribuíram para a edificação das bases estruturantes e de distribuição das instituições de ensino superior no país. Para tanto, toma-se como ponto de partida o surgimento das primeiras escolas superiores ainda no período imperial até a criação das universidades pioneiras no limiar do regime republicano.

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Sociologia, História, cultura nacional, sociologia de cultura

DOI: 10.5151/9786555501810-02

Referências bibliográficas
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Como citar:

MELO, Hugo Freitas de; "A centralidade da ciência e educação: das faculdades isoladas aos projetos pioneiros de universidades no Brasil (1889-1930) ", p. 47-58. Sociedade e cultura: estudos de sociologia dos processos simbólicos. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501810, DOI 10.5151/9786555501810-02