A centralidade da ciência e educação: das faculdades isoladas aos projetos pioneiros de universidades no Brasil (1889-1930)

Melo, Hugo Freitas de;

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo examinar o processo de formação histórica das universidades no Brasil durante a Primeira República, com ênfase nas transformações políticas e culturais que alçaram ciência e educação à centralidade das agendas dos governos federal e estaduais, ao passo que contribuíram para a edificação das bases estruturantes e de distribuição das instituições de ensino superior no país. Para tanto, toma-se como ponto de partida o surgimento das primeiras escolas superiores ainda no período imperial até a criação das universidades pioneiras no limiar do regime republicano.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501810-02

Referências bibliográficas
  • BOURDIEU, Pierre. La noblesse d’État: grandes écoles et sprit de corps. Paris: Minuit, 1989. CARDOSO, Irene. A Universidade da Comunhão Paulista. São Paulo: Cortez, 1982. CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Como citar:

MELO, Hugo Freitas de; "A centralidade da ciência e educação: das faculdades isoladas aos projetos pioneiros de universidades no Brasil (1889-1930) ", p. 47 -58. In: Sociedade e cultura: Estudos de sociologia dos processos simbólicos. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501810, DOI 10.5151/9786555501810-02