Linguística Aplicada e o Lugar da Educação Antirracista no Ensino de Língua Portuguesa: Decolonialidade em Perspectiva Negra

Bonfim, Marco Antonio Lima do;

Resumo:

Este capítulo tem por finalidade discutir a conexão entre língua(gem) e as relações raciais no Brasil a partir do lugar da educação antirracista no ensino de língua portuguesa adotando uma perspectiva de educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) que leve em conta o fato de que ensinar línguas deve contemplar também, já que língua e sociedade estão imbicadas, a compreensão, análise e problematização da maneira como o racismo antinegro se efetua na e pela língua.

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DOI: 10.5151/9786555501995-02

Referências bibliográficas
  • FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, EDUFBA, 2008. FERREIRA, Aparecida. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
Como citar:

BONFIM, Marco Antonio Lima do; "Linguística Aplicada e o Lugar da Educação Antirracista no Ensino de Língua Portuguesa: Decolonialidade em Perspectiva Negra", p. 39 -62. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-02