Visão em Túnel da Engenharia
Hopkins, Andrew
Resumo:
O acidente de Macondo é incomum, pois a maioria dos relatórios do acidente se concentrou nas decisões tomadas por engenheiros administrativos. Isso nos oferece uma rara oportunidade de explorar o papel dos engenheiros na criação e na prevenção de desastres. Não há nenhuma sugestão aqui de que os engenheiros sejam os principais responsáveis por esse acidente. Decisões falhas de muitas outras pessoas também contribuíram. Além disso, a tomada de decisão dos engenheiros de Macondo foi influenciada por um contexto mais amplo que também será examinado nos próximos capítulos. Mas, neste capítulo, os holofotes estarão sobre a forma como a tomada de decisões errôneas de engenharia contribuiu para o desastre. Veremos que os engenheiros foram altamente seletivos nos riscos que enfrentaram, mostrando o que pode ser razoavelmente descrito como visão em túnel.
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DOI: 10.5151/9786555065237-02
Referências bibliográficas
- Bergin, T., Spills and spin: the inside story of BP, Random House, London, 2011.
- Bice, M. & Hayes, J., “Risk management: from hazard logs to bow ties”, in A Hopkins (ed.), Learning from high reliability organisations, CCH Australia Limited, Sydney, 2009.
- Boemre [Bureau of Ocean Energy Management, Regulation and Enforcement], Report regarding the causes of the April 20, 2010 Macondo well blowout, US Department of the Interior, Washington, 2011.
Como citar:
HOPKINS, Andrew; "Visão em Túnel da Engenharia", p. 29-56. Decisões desastrosas: as causas humanas e organizacionais do desastre do Golfo do México. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555065237, DOI 10.5151/9786555065237-02