O Desenvolvimento de um Modelo Pedagógico Experimental para o Ensino do Design de Tipos de Texto nas Universidades Públicas Brasileiras

Falcão, Luiza; Coutinho, Solange Galvão; Aragão, Isabella Ribeiro;

Resumo:

O presente capítulo, para além da exposição da síntese do percurso teórico-metodológico da pesquisa e da apresentação da estrutura do modelo pedagógico, encontra-se estruturado em seis tópicos, a saber: 1) plano de ensino – no qual descreve-se a sua elaboração; 2) conteúdo programático – no qual apresentam-se os conhecimentos básicos para o desenho de fontes de texto; 3) estratégias de ensinagem – que constituem os procedimentos didáticos selecionados para compor o modelo; 4) exercícios – no qual apresentam-se todos os exercícios necessários para o modelo pedagógico; 5) parâmetros de avaliação – no qual descrevem-se brevemente os critérios utilizados; 6) recursos – no qual expõem-se os recursos que integram o modelo associado a pelo menos uma das estratégias de ensinagem. Por fim, apresentamos as nossas considerações finais.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502183-02

Referências bibliográficas
  • ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987. GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2005. HENESTROSA, C.; MESEGUER, L.; SCAGLIONE, J. Como criar tipos: do esboço à tela. 2. ed. Brasília: Estereográfica, 2019
Como citar:

FALCãO, Luiza; COUTINHO, Solange Galvão; ARAGãO, Isabella Ribeiro; "O Desenvolvimento de um Modelo Pedagógico Experimental para o Ensino do Design de Tipos de Texto nas Universidades Públicas Brasileiras", p. 50 -73. In: [in] formar novos sentidos – Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502183, DOI 10.5151/9786555502183-02