Ter ou Haver: Eis a Questão, Numa Rede de Construções

Vieira, Marcia dos Santos Machado ; Saraiva de Pontes, Eneile Santos ; Almeida, Stephane Cardoso Rodrigues de

Resumo:

Há/Tem quem pense que nada mais há/se tem a dizer, com a ideia de que, pelas bandas brasileiras, vale sempre ouquase sempre nosso coringa ter. Hão de lembrar que sempre há os que dizem que, no Brasil, há o emprego de ter por haver... Já, em Portugal, não! E, assim, háo que jura que sempre dizemos tem ciência e consciência na sociedade, tem divulgação científica por aqui, e nunca ou raramente há ciência e consciência além da universidade, há divulgação científica para além das práticas editoriais que têm relação direta com a área. E, ainda, há os que, inclusive no espaço acadêmico, recorrem a ter-se, como variante de haver ou ter.

67 downloads

Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-02

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, M. L.; GAMA, D. E. R. S.; SARAIVA, E. S. Tem variação entre as formas verbais impessoais ter e haver nas modalidades oral e escrita, em realizações da norma culta, do Português Brasileiro?. In: VIEIRA, S. R.; OLIVEIRA, M. D. (org.). Variação, gêneros textuais e ensino de português: da norma culta à norma padrão. 1ed., Rio de Janeiro: Letras/UFRJ, 2019, p. 89-102.
  • AVELAR, J. “Sentenças existenciais e preenchimento de sujeito: indícios de mudança em progresso na fala culta carioca”. In: SILVA, A.; TORRES, A.; GONÇALVES, M. (org.). Línguas pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, 2011, p. 287-299.
  • MACHADO VIEIRA, M. dos S. Haver, ter ou fazer na expressão de tempo decorrido. In: RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. Português Brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. Niterói: EdUFF, p. 192-202. 2008.
Como citar:

VIEIRA, Marcia dos Santos Machado; SARAIVA DE PONTES, Eneile Santos; ALMEIDA, Stephane Cardoso Rodrigues de; "Ter ou Haver: Eis a Questão, Numa Rede de Construções", p. 51-74. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-02