A Escrita Autoral na Escola
Ferreira, Luiz Antonio ; Pituba, Márcia
Resumo:
Neste capítulo, relacionamos a educação linguística e a formação retorica como pilares no processo de uma escrita autoral na escola, de forma que o aluno-escritor se torne um sujeito-autor capaz de pensar e de refletir sobre si, o outro e a realidade em que vive, e, em consequência, de agir no mundo. A responsabilidade autoral alicerça-se na consciência linguística e na inteligência retorica. Para que o texto produzido seja proficiente, e preciso que seja atravessado não só de racionalidade e razão, mas também de sentimentos e emoção.
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DOI: 10.5151/9786555501186-02
Referências bibliográficas
- ARISTOTELES. Retórica. 2.. ed. revista. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
- BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola. 2015.
- FERREIRA, Luiz Antônio. A dimensão da escrita na escola. In: FERREIRA, Luiz Antônio (Org.). Retórica, escrita e autoria na escola. São Paulo: Blucher, 2018. p. 23-35.
Como citar:
FERREIRA, Luiz Antonio; PITUBA, Márcia; "A Escrita Autoral na Escola", p. 37-58. Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501186, DOI 10.5151/9786555501186-02