A Escrita Autoral na Escola

Ferreira, Luiz Antonio ; Pituba, Márcia

Resumo:

Neste capítulo, relacionamos a educação linguística e a formação retorica como pilares no processo de uma escrita autoral na escola, de forma que o aluno-escritor se torne um sujeito-autor capaz de pensar e de refletir sobre si, o outro e a realidade em que vive, e, em consequência, de agir no mundo. A responsabilidade autoral alicerça-se na consciência linguística e na inteligência retorica. Para que o texto produzido seja proficiente, e preciso que seja atravessado não só de racionalidade e razão, mas também de sentimentos e emoção.

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análise do discurso

DOI: 10.5151/9786555501186-02

Referências bibliográficas
  • ARISTOTELES. Retórica. 2.. ed. revista. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.
  • BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola. 2015.
  • FERREIRA, Luiz Antônio. A dimensão da escrita na escola. In: FERREIRA, Luiz Antônio (Org.). Retórica, escrita e autoria na escola. São Paulo: Blucher, 2018. p. 23-35.
Como citar:

FERREIRA, Luiz Antonio; PITUBA, Márcia; "A Escrita Autoral na Escola", p. 37-58. Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501186, DOI 10.5151/9786555501186-02