Tangibilizando o Intangível: Experimentos em Modelagem De Serviços Brasil-Itália

Torres, Pablo; Neves, Eduardo Jorge;

Resumo:

No século 21, a atividade de Design ampliou o escopo do projeto para incluir disciplinas como o Design de Serviços. Neste sentido, há uma mudança de perspectiva, de uma lógica baseada em bens físicos para uma baseada em serviços intangíveis. Dado que o Design de Serviços é uma atividade centrada no humano, o workshop consiste em um dos principais métodos para a co-criação de serviços. Assim, o objetivo do presente texto é descrever workshops experimentais de Design de Serviços aplicados no Brasil e na Itália, para que pudéssemos perceber a ação de diferentes contextos e desafios nos resultados de um projeto. Os experimentos possibilitaram aos grupos de trabalho visualizar novas possibilidades de aplicação de métodos e ferramentas de projeto, com o objetivo de resolver problemas experimentados pela sociedade contemporânea.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501421-02

Referências bibliográficas
  • BURNS,C.; COTTAM, H.; VANSTONE, C.; WINHALL, J. Red Paper 02: Transformation Design.London: Design Council, 2006. COSTA,N.; PATRÍCIO, L.; MORELLI, N. Revisiting PSS and Service Design in the light ofSD-Logic. Service Design Geogaphies. Proceedings of the ServDes 2016Conference. Linköping (Suécia): Linköping University Eletronic Press, 2016. p.119-131. GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento eserviços. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004.
Como citar:

TORRES, Pablo; NEVES, Eduardo Jorge; "Tangibilizando o Intangível: Experimentos em Modelagem De Serviços Brasil-Itália", p. 47 -64. In: Design & Narrativas Criativas nos Processos de Prototipagem. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501421, DOI 10.5151/9786555501421-02