A Vida por Imagens
Edoardo, Laysmara Carneiro
Resumo:
Até 2016, a celebridade mais “curtida” do Instagram foi a jovem atriz texana Selena Gomez. Das 10 fotos mais importantes da plataforma no ano, 8 foram publicadas por ela. Selena Gomez figura no cinema e na televisão desde os 8 anos de idade e corresponde a uma “Bruna Marquezine estrangeira”, já que esta última também iniciou carreira artística ainda na infância e tornou-se igualmente, quando adulta, uma referência de beleza, assumindo namoro com o influencer brasileiro com maior número de seguidores no país: Neymar1. Selena Gomez foi namorada de Justin Bieber e passou a ser reconhecida como diva pop após o lançamento da sua carreira solo como cantora em 2013. A partir daí, com incursões em séries, filmes, publicidade de cosméticos e eventos filantrópicos tornou-se uma das referências mais importantes do público jovem e adolescente. Suas imagens nas redes sociais trazem registros de acontecimentos cotidianos da carreira, como encontros com outras celebridades, looks, maquiagens, produtos alimentícios, capas de revista, em sua grande maioria numa forma de publicidade “passiva”, tal qual a divulgação de trabalhos como a série “13 reasons why” (2017), distribuída pela Netflix sob sua produção executiva.
58 downloads
DOI: 10.5151/9786555501230-02
Referências bibliográficas
- ARRETCHE, Marta (org.). Trajetórias das desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Unesp/CEM, 2015.
- ARRUDA. Maria Arminda do Nascimento. Embalagem do sistema. A publicidade no capitalismo brasileiro. Bauru: Edusc, 2004.
- ASLINGER, Ben; HUNTERMANN, Nina. Digital media studies futures. In: Media, Culture & Society, 35(1), 2014, pp. 9–12.
Como citar:
EDOARDO, Laysmara Carneiro; "A Vida por Imagens", p. 75-124. Diários Públicos: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501230, DOI 10.5151/9786555501230-02