A Aprendizagem Pela Experiência e Sua Relação com o Design

Couto, Rita Maria de Souza; Betts, Bárbara Alves;

Resumo:

O presente capítulo tem por tema central o processo de Aprendizagem pela Experiência, sob a perspectiva da pedagogia e do design, tendo por fio condutor um brinquedo que oferece possibilidades de encaixes nos planos bidimensional e tridimensional, que pode ser utilizado em sala de aula para atividades de disciplinas diversas. Composto por peças coloridas e com formas não figurativas produzidas em EVA, o brinquedo foi criado para estimular trabalhos em grupo em que o professor se distancia da figura central na sala de aula, tornando-se um mediador e conduzindo dinâmicas para que os alunos atinjam um objetivo pré-estabelecido. Não existindo uma maneira definida a priori de se manusear o objeto, as criações dos alunos são baseadas na imaginação e são fruto de interações do grupo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500523-02

Referências bibliográficas
  • ​ COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The Things You Do to Know: AnIntroduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS,Mary (org). A Pedagogy of Multiliteracies. London: Palgrave Macmillan, 2015.p.1-36. COUTO, Rita. Reflexões Sobre a Questão da Interdisciplinaridade.In: COUTO, Rita Maria de Souza; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de (org.). Formasdo Design – por uma metodologia interdisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB& PUC-Rio, 2014. COUTO, Rita; PORTUGAL, Cristina. Design em Situações deEnsino Aprendizagem. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p.1-22,2010.
Como citar:

COUTO, Rita Maria de Souza; BETTS, Bárbara Alves; " A Aprendizagem Pela Experiência e Sua Relação com o Design", p. 39 -58. In: Metodologias de Campo: Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555500523, DOI 10.5151/9786555500523-02