Marcos Teóricos na Investigação do Racismo Entre Crianças

França, Dalila Xavier de; Silva, Khalil da Costa;

Resumo:

A manifestação de atitudes preconceituosas é um fenômeno que persiste mesmo em sociedades democráticas em que a igualdade de direitos é valorizada, ao passo que comportamentos discriminatórios são moralmente condenados. Por definição, pode-se entender o preconceito racial como uma atitude formada num contexto intergrupal que comporta uma intenção derrogatória de um grupo racial (BROWN, 2010). Conforme abordamos no capítulo anterior, há um longo percurso de investigação empírica que evidencia expressões do racismo em crianças desde as etapas iniciais do processo de socialização (e.g., ABOUD, 1988; FRANÇA, 2013). As pesquisas convergem quanto às consequências negativas da expressão do preconceito e de discriminação raciais, tanto nas populações adultas como nas populações jovens. Entre esses efeitos é possível mencionar a depressão, o insucesso escolar, comportamentos de risco, entre outros (HARRIS-BRITT; VALRIE; KURTZ-CORTES; ROWLEY, 2007).

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DOI: 10.5151/9786555501643-02

Referências bibliográficas
  • ALLPORT, G. W. The nature of prejudice. Wokingham: Addison- Wesley, 2001. (Original Publicado em 1954). AMARAL R. Educar para igualdade ou para a diversidade? A socialização e a valorização da negritude em famílias negras. In: Os urbanistas. Antropologia Urbana, 2001. Disponível em: www.aguaforte.com/antropologia/esucarparaque.html. AMODIO, D. M.; CIKARA, M. The social neuroscience of prejudice. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v.72, p.439-469, 2021. DOI: 10.1146/annurev-psych-010419-050928.
Como citar:

FRANçA, Dalila Xavier de; SILVA, Khalil da Costa; "Marcos Teóricos na Investigação do Racismo Entre Crianças", p. 27 -36. In: A Psicologia Social do Desenvolvimento nas Relações Raciais e Racismo. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501643, DOI 10.5151/9786555501643-02