Contribuição da Música na Formação Humana, Exclusão Social e Pandemia

Barbosa, Maria Flávia Silveira ; Lopes, Cristina Maria Ferreira ; Vieira, Karla Cremonez Gambarotto

Resumo:

Neste trabalho, trataremos do lugar da música na constituição do psiquismo humano, fundamentando-nos na perspectiva histórico-cultural da Psicologia. Considerando os pressupostos da teoria que assumimos, vamos refletir sobre o problema da exclusão no acesso ao ensino de música, agudizado, no momento atual, pela pandemia da covid-19. Como projetos sociais são, com frequência, o único modo de acesso a linguagens artísticas para a maioria das crianças e jovens brasileiros, tomaremos alguns desses projetos como objeto de análise, buscando verificar as condições em que estão (ou não) dando continuidade ao trabalho durante o necessário período de distanciamento físico. Em outras palavras, buscaremos verificar se estão se efetivando as possibilidades da música no desenvolvimento dos indivíduos.

58 downloads

Pandemia, educação, COVID-19, arte, Políticas públicas, pandemia covid-19, pandemia coronavírus, educação e pandemia, aspectos sociais e políticos na pandemia da covid-19, políticas públicas e pandemia, arte e pandemia

DOI: 10.5151/9786555501179-02

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, M. F. S. Vigotski e a Psicologia da Arte: horizontes para a educação musical. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 107, p. 31-44, jan.-abr., 2019.
  • DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Versão: e-BooksBrasil.com, 2003.
  • DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: Crítica às aproximações neoliberais e Pós-Modernas da teoria vigotskiana. 5 ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea).
Como citar:

BARBOSA, Maria Flávia Silveira; LOPES, Cristina Maria Ferreira; VIEIRA, Karla Cremonez Gambarotto; "Contribuição da Música na Formação Humana, Exclusão Social e Pandemia", p. 49-70. Drama humano na sociedade do espetáculo: reflexões sobre arte, educação e políticas públicas, em tempos de pandemia. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501179, DOI 10.5151/9786555501179-02