Intervenção da Massagem Tui Na na Criança e Adolescente com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade
Siraichi, Jackeline Tiemy Guinoza ; Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi ; Fernandes, Juliana Gomes ; Araujo, Juliane Pagliari ; Archangelo, Karen Cristina ; Grein, Pedro Paulo ; Pereira, Rafael Mendes ; Pinto, Roberta Ramos ; Roecker, Simone
Resumo:
Além dos tratamentos convencionais e com as controvérsias em relação às abordagens medicamentosas, as propostas complementares ganham espaço. A intervenção da massagem ou terapia de relaxamento em adolescentes com TDAH têm apresentado resultados importantes como a melhora no sentimento de felicidade, diminuição da inquietação e aumento do tempo destinado à realização das tarefas escolares (FIELD, 2000), assim como o controle de sintomas como a impulsividade, agitação, falta de concentração, fragilidades emocionais e distúrbios do sono (ROSSI, 2010).
72 downloads
DOI: 10.5151/9786555501131-02
Referências bibliográficas
- ABDA, Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2021) HomePage. Disponível em: <https://tdah.org.br/>. Acesso em: 04 mai. 2021.
- ABRAHÃO, N. S.; FANTACINI, R. A. F. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): desafios e possibilidades frente a sala de aula. Research, Society and Development. v. 6, n. 3, nov., p. 222- 236, 2017.
- ARAUJO, J. P.; LIMA, L. C. R.; FERNANDES, J. G.; ROECKER, S.; SIRAICHI, J. T. G. Massagem Tui Na e desenvolvimento escolar: percepção dos cuidadores. Saúde. Santa Maria, v. 41. n. 1, jan./jul, p. 219-228, 2015.
Como citar:
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza; BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi; FERNANDES, Juliana Gomes; ARAUJO, Juliane Pagliari; ARCHANGELO, Karen Cristina; GREIN, Pedro Paulo; PEREIRA, Rafael Mendes; PINTO, Roberta Ramos; ROECKER, Simone; "Intervenção da Massagem Tui Na na Criança e Adolescente com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade", p. 35-52. Experiências e trajetórias da massoterapia no Instituto Federal do Paraná: campus Londrina. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501131, DOI 10.5151/9786555501131-02