Realidade Aumentada para a Inovação na Educação Universitária: Potencialidades e Desafios

Silva, Robson Santos da; Spanhol, Fernando José; Souza, Márcio Vieira de; Costa, Alexandre Marino;

Resumo:

A digitalização da informação viabilizou o desenvolvimento de mídias e tecnologias cujas características podem trazer contribuições significativas para a educação. Neste contexto, a realidade aumentada tem se apresentado como uma alternativa viável devido a diferentes aspectos, incluindo-se suas características técnicas, usabilidade e acessibilidade. Trata-se assim de alternativa tecnológica que, devidamente fundamentada pedagogicamente, pode colaborar para o aprimoramento da educação universitária, tanto sob o ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem. Considerando-se esses fatores, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades e os desafios para utilização da realidade aumentada enquanto tecnologia de suporte à inovação na educação universitária. Visando a obter subsídios relevantes, a abordagem metodológica fundamentou-se numa pesquisa exploratório-descritiva e bibliográfica.Neste contexto, os resultados encontrados indicam que as potencialidades e os desafios para a inovação são inerentes à instituição como um todo e não apenas aos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este capítulo ajuda a expandir nosso entendimento para além do foco tecnológico, trazendo à luz as discussões consideradas fundamentais para o uso efetivo da realidade aumentada no contexto da educação universitária.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-02

Referências bibliográficas
  • AKAKA, M.; VARGO, S.; LUSCH, R. (2012). An exploration of networks in value cocreation: a service-ecosystems view. Review of Marketing Research, v. 9, n. 1, p. 13-50. ALMENARA, J. C. et al. Realidad aumentada y educación: innovación en contextos formativos. São Paulo: Cortez, 2016. AUKSTAKALNIS, P. Practical Augmented Reality: a guide to the technologies, applications, and human factors for AR and VR. Addison-Wesley, Indianapolis: Corwin, Pearson, 2017.
Como citar:

SILVA, Robson Santos da; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; COSTA, Alexandre Marino; "Realidade Aumentada para a Inovação na Educação Universitária: Potencialidades e Desafios ", p. 53 -68. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-02