Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE
Farias, Giovanni Ferreira de ; Souza, Rayse Kiane De ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ; Spanhol, Fernando José ; Souza, Márcio Vieira de
Resumo:
Aprendizado baseado em problemas, mais conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), é uma metodologia pedagógica muito utilizada especialmente na área médica desde os anos 60. Após o advento da Internet, diversas foram as iniciativas tecnológicas para viabilizar a implementação da metodologia em rede, seja em cursos a distância, seja em cursos presenciais com suporte de processos remotos. Dentre elas, o uso de plug-ins para adicionar funcionalidades ao ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (MOODLE, 2016a), de modo a torná-lo apto a atender todos os detalhes procedurais da gestão de uma atividade ABP (FARIAS; SPANHOL; SOUZA, 2016a, 2016b).
38 downloads
DOI: 10.5151/9788580393613-02
Referências bibliográficas
- ALBANESE, M.; MITCHEL, S. Problem-based learning: a review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, 68, 1993. p. 52-81. AL-DOUS, K. K.; SAMAKA, M. The design and delivery of hybrid ABP sessions in MOODLE. International Journal of Education and Information Technologies, v. 9, p. 105–114, 2015. ALI, Z. F.; AL-DOUS, K.; SAMAKA, M. Problem-based learning environments in
- MOODLE: Implementation approches. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE. EDUCON. v. 2015-April. n. March 2015. p. 868–873.
Como citar:
FARIAS, Giovanni Ferreira de; SOUZA, Rayse Kiane De; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; "Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE", p. 75-103. EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-02