Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE

Farias, Giovanni Ferreira de ; Souza, Rayse Kiane De ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ; Spanhol, Fernando José ; Souza, Márcio Vieira de

Resumo:

Aprendizado baseado em problemas, mais conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), é uma metodologia pedagógica muito utilizada especialmente na área médica desde os anos 60. Após o advento da Internet, diversas foram as iniciativas tecnológicas para viabilizar a implementação da metodologia em rede, seja em cursos a distância, seja em cursos presenciais com suporte de processos remotos. Dentre elas, o uso de plug-ins para adicionar funcionalidades ao ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (MOODLE, 2016a), de modo a torná-lo apto a atender todos os detalhes procedurais da gestão de uma atividade ABP (FARIAS; SPANHOL; SOUZA, 2016a, 2016b). 

Uma dessas tecnologias experimentais aditivas ao MOODLE foi avaliada para verificar a viabilidade de seu uso nos cursos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tanto, foi feita uma avaliação com as heurísticas de Nielsen para interfaces do usuário de software.

38 downloads

DOI: 10.5151/9788580393613-02

Referências bibliográficas
  • ALBANESE, M.; MITCHEL, S. Problem-based learning: a review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, 68, 1993. p. 52-81. AL-DOUS, K. K.; SAMAKA, M. The design and delivery of hybrid ABP sessions in MOODLE. International Journal of Education and Information Technologies, v. 9, p. 105–114, 2015. ALI, Z. F.; AL-DOUS, K.; SAMAKA, M. Problem-based learning environments in
  • MOODLE: Implementation approches. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE. EDUCON. v. 2015-April. n. March 2015. p. 868–873.
Como citar:

FARIAS, Giovanni Ferreira de; SOUZA, Rayse Kiane De; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; "Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE", p. 75-103. EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-02