Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE

Farias, Giovanni Ferreira de; Souza, Rayse Kiane de; Fialho, Francisco Antônio Pereira; Spanhol, Fernando José; Souza, Márcio Vieira de;

Resumo:

Aprendizado baseado em problemas, mais conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), é uma metodologia pedagógica muito utilizada especialmente na área médica desde os anos 60. Após o advento da Internet, diversas foram as iniciativas tecnológicas para viabilizar a implementação da metodologia em rede, seja em cursos a distância, seja em cursos presenciais com suporte de processos remotos. Dentre elas, o uso de plug-ins para adicionar funcionalidades ao ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (MOODLE, 2016a), de modo a torná-lo apto a atender todos os detalhes procedurais da gestão de uma atividade ABP (FARIAS; SPANHOL; SOUZA, 2016a, 2016b). Uma dessas tecnologias experimentais aditivas ao MOODLE foi avaliada para verificar a viabilidade de seu uso nos cursos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tanto, foi feita uma avaliação com as heurísticas de Nielsen para interfaces do usuário de software.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-02

Referências bibliográficas
  • ALBANESE, M.; MITCHEL, S. Problem-based learning: a review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, 68, 1993. p. 52-81. AL-DOUS, K. K.; SAMAKA, M. The design and delivery of hybrid ABP sessions in MOODLE. International Journal of Education and Information Technologies, v. 9, p. 105–114, 2015. ALI, Z. F.; AL-DOUS, K.; SAMAKA, M. Problem-based learning environments in MOODLE: Implementation approches. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE. EDUCON. v. 2015-April. n. March 2015. p. 868–873.
Como citar:

FARIAS, Giovanni Ferreira de; SOUZA, Rayse Kiane de; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; "Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE", p. 75 -103. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-02