A Dimensão da Escrita na Escola

Ferreira, Luiz Antonio

Resumo:

Uma pergunta secular revolve-se no interior de cada educador: como ensinar nossos alunos a escrever eficientemente? Ao longo do tempo, estudiosos se debatem para bem posicionar, em língua, os impulsos criativos ou a falta de inspiração dos educandos. Todos, porém, concordam que a escrita é um poderoso instrumento de demonstração do pensamento, um caminho para demarcação de identidades, uma válvula encantadora para ressaltar os sentimentos mais recônditos, demonstrar nossas crenças e imprimir verossimilhança ou verdades no discurso. Concordam, também, que escrever é um exercício profundo de humanidade, de esforço de interação e demonstração de nossa inequívoca capacidade de operar com a linguagem verbal. Na gênese da escrita, então, há uma premissa que precisa ser levada em conta em qualquer atividade escolar sobre o ato de registrarmo-nos por meio 

da língua: somos seres retóricos.

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DOI: 10.5151/9788580393675-02

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES. Retórica a Alexandre. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2012. ____________. Arte Retórica. Trad. Antonio Pinto de Carvalho. São Paulo; Rio de Janeiro: EDIOURO, s/d. BAZERMAN, Charles. Retórica da Ação Letrada. Trad. Adail Sobral, Ângela Dionísio, Judith Chamblis Hoffnagel, Pietra Acunha. São Paulo: Parábola, 2015. BURKE, K. Language as symbolic action Essays on life, literature and method.
  • Berkeley: University of California Press, 1968.
Como citar:

FERREIRA, Luiz Antonio; "A Dimensão da Escrita na Escola", p. 23-36. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-02