Que Norma Ensinar na Escola? O Ensino-Aprendizagem do Preenchimento do Objeto Direto como Fenômeno Variável
Santana, Juliana Magalhães Catta Preta de
Resumo:
A elaboração e reelaboração de materiais didáticos, planejamentos de aulas e ementas de cursos são preocupações centrais no exercício da docência. Definir e desenvolver o modo como ensinar ocupam a mente de todos os professores interessados no desenvolvimento intelectual de seus estudantes. No entanto, essas questões, embora cruciais ao trabalho docente, não configuram o ponto de partida de nossas tarefas. É preciso (re)pensar o que devemos ensinar em nossas aulas, para, então, buscar desenvolver o modo como fazê-lo. Nesse sentido, faz-se necessário indagar: que objetivo(s) desejo alcançar por meio de minhas aulas? Esse pensamento é um ponto primário que, ainda que possa parecer simplório, muitas vezes acaba por ser embaraçoso à compreensão e atuação de professores. A percepção do docente sobre os objetivos de seu trabalho é o que norteia a abordagem de qualquer material didático ou orientação predeterminada, pois é ele, o professor, quem vai guiar as ações em sala de aula e mediar a compreensão
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DOI: 10.5151/9788580393354-02
Como citar:
SANTANA, Juliana Magalhães Catta Preta de; "Que Norma Ensinar na Escola? O Ensino-Aprendizagem do Preenchimento do Objeto Direto como Fenômeno Variável", p. 23-46. Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas: Edição revista e ampliada - 2018. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354, DOI 10.5151/9788580393354-02