Letramento Digital e Letramento Acadêmico: Um Diálogo Necessário
Mendes, Angelita ; Spanhol, Fernando José ; Souza, Márcio Vieira de
Resumo:
A cultura escrita, dada sua complexidade e suas múltiplas facetas, se constitui em objeto de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, tais como História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Comunicação, Linguística e tantas outras. Tal interesse revela o poder que essa modalidade da língua encerra. Mauricio Gnerre em sua importante obra Linguagem, escrita e poder assevera que a linguagem não é usada apenas para veicular informações, ela “(...) ocupa uma posição central: a função de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa de fato ou acha que ocupa na sociedade em que vive” (1985, p. 5). Essa denúncia feita por Gnerre serve para elucidar nossa compreensão sociohistórica da linguagem. Da cultura escrita interessa compreender, dentre outras possibilidades, seus usos em diferentes contextos históricos e sociais, suas funções e consequências para agrupamentos humanos, a relação que estabelece com a oralidade e com outras semioses (Bunzen, 2014).
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DOI: 10.5151/9788580393224-02
Referências bibliográficas
- Bakhtin, Mikhail. (1997). A interação verbal. In: Bakhtin, M. Marxismo e filosofia da linguagem. (p. 110-127) São Paulo: Hucitec. ______. (2003). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
- Barton, David & LEE, Carmen. (2015). Linguagem online. São Paulo: Parábola editorial. Bunzen, Claudio. (2014). Apresentação. In: Street, B. Letramentos sociais. São Paulo: Parábola editorial.
Como citar:
MENDES, Angelita; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; "Letramento Digital e Letramento Acadêmico: Um Diálogo Necessário", p. 31-40. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393224, DOI 10.5151/9788580393224-02