O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação

Kupfer, Maria Cristina Machado;

Resumo:

Em 1997, o artigo “O que toca a/à Psicologia Escolar” foi escrito com a intenção de traçar e sistematizar algumas balizas para o trabalho do psicólogo escolar que escolheuorientar-se pela psicanálise. À época, buscar uma prática institucional, em qualquer que fosse a instituição – escola ou hospital – orientada pela psicanálise não era óbvio. Não era de fácil proposição uma prática psicanalítica fora das quatro paredes de um consultório. Assim, muito do que se escreveu naquele artigo tinha sabor de heterodoxia.Passados vinte anos, pode-se indagar: o que sobreviveu das ideias ali traçadas? Levar a psicanálise à educação é ainda hoje uma heterodoxia? Naquele texto, a intenção era definir a posição do profissional dentro da escola, sua direção de trabalho e os parâmetros que poderiam orientá-lo, tomando como base a teoria e a clínica psicanalíticas, já que um dos eixos da discussão era a noção de transferência. Resumindo cada uma das direções ali apontadas, o artigo afirmava que um psicólogo não atende, nem recusa as demandas que uma escola dirige a ele: ele as escuta. A escuta é um instrumento de trabalho propício à emergência de falas de sujeitos que quebram a repetição dos discursos institucionais e auxilia no relançamento da circulação da fala. Para isso, organiza espaços de trabalho: grupos de professores e de crianças. Essa escuta sópoderia ser efetiva se estivesse apoiada na transferência do professor e da escola com o profissional psicólogo orientado pela psicanálise.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-02

Referências bibliográficas
  • Aguiar, R. M. R, & Almeida, S. F. C. (2008). Mal-estar na educação: o sofrimento psíquico de professores. Curitiba: Editora Juruá. Bastos, M. B. & Kupfer, M. C. M. (2010). A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos da Clínica, v. 15 (1), p. 116-125. Boukobza, C. (Org.) (2007). Les écueils de la relation précoce mère-bébé. Ramonville SaintAgne, França: Érès. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial. (1994). Salamanca: S.l..Recuperado de http/mec.gov.br.
Como citar:

KUPFER, Maria Cristina Machado; "O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação", p. 49 -56. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-02