Inovar para sair da crise

Arbix, Glauco; Miranda, Zil;

Resumo:

Não há caminho fácil ou atalhos capazes de levar os países ao desenvolvimento, como demonstra a história do pequeno grupo de países que teve sucesso nesse terreno, em aberto contraste com a imensa maioria que sobrevive com padrões de civilização abaixo do razoável. Desde a Segunda Guerra Mundial, apenas Coreia do Sul, Taiwan e Singapura deixaram o atraso para trás. Em uma leitura mais flexível, pode-se incluir o Japão nessa lista, embora componentes avançados já estivessem presentes desde o século XIX. Essa realidade, que questiona insistentemente as narrativas que apenas procuram generalizar as virtudes das economias que deram certo, tornou-se aindamais complexa com o lugar cada vez mais especial ocupado por conhecimento, ciência, tecnologia e inovação. Seja na produção industrial, na agricultura ou no mundo dos serviços, o desenvolvimento dos países é cada vez mais dependente da geração de conhecimento, de informações qualificadas, habilidades e competências diversas. São variáveis que impactam a capacidade de fazer diferente, com melhor qualidade e de modo mais eficiente. Inovação é o nome desse jogo, que determina, em última instância, o dinamismo econômico das nações.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392821-02

Referências bibliográficas
  • ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. Por uma política de Estado para ciência, tecnologia e inovação: contribuições da ABC para os candidatos à Presidência do Brasil. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017. ARBIX, G; VARON, J. Finlândia: o salto para uma economia baseada no conhecimento. In: ARBIX, G. et al. (Org.). Estratégias de inovação em sete países: EUA, Canadá, Irlanda, França, Reino Unido, Finlândia e Japão. Brasília: ABDI, 2009. p. 156-185. DE NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. R. (Org.). Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes (vol. 1). Brasília: Ipea, 2014. DE NEGRI, J. Avançar ou avançar na política de inovação. In: BARBOSA, N. et al. (Org.). Indústria e desenvolvimento produtivo no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier; FGV, 2015.
Como citar:

ARBIX, Glauco; MIRANDA, Zil; "Inovar para sair da crise", p. 57 -78. In: Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392821, DOI 10.5151/9788580392821-02