Formação de professores para o ensino de ciências dos anos iniciais da educação básica

Faleiro, Wender ; Flaviano, Sebastiana de Lourdes Lopes

Resumo:

Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada nos cursos de Pedagogia de duas IES públicas do sudeste goiano, com o objetivo de analisar como as Universidades públicas do Sudeste Goiano estão contribuindo para a formação de pedagogos para atuarem com o Ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. Analisou-se os projetos pedagógicos, os planos das disciplinas de Ciências, fez-se entrevistas com os docentes e aplicou-se questionário aos alunos. Foi observado que o processo de formação do Pedagogo acaba por não garantir uma efetiva preparação para a atuação no Ensino de Ciências, devido às difculdades organizacionais em dar um espaço específco para essa formação, deixando assim de atender às 
necessidades particulares do Ensino de Ciências na Educação Básica.
  

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DOI: 10.5151/9788580392258-02

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 136p. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
Como citar:

FALEIRO, Wender; FLAVIANO, Sebastiana de Lourdes Lopes; "Formação de professores para o ensino de ciências dos anos iniciais da educação básica", p. 27-36. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-02