Além dos mapas: a cidade como palimpsesto, memórias e vivências em Catalão (GO) a partir do escritor Braz José Coelho

SILVA, Ismene Fernandes da;

Resumo:

Propomo-nos aqui a compreender a cidade como um palimpsesto de memórias, histórias e vivências de Catalão - GO. Para tanto, a partir das narrativas de Braz José Coelho, problematizamos a relação entre o lugar e a memória nas representações históricas das disputas de poder e de memórias privilegiadas em detrimento de outras. O que se tem aqui é um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em História, o qual tem como referenciais teóricos autores que trabalham conceitos de memória, cidade, lugares da memória, representação e práticas sociais. Nesse sentido, em consonância com os autores basilares sobre o assunto, compreendemos a cultura como uma teia de significados, segundo Geertz (1978). E da leitura do mundo como um texto a ser descoberto pelos vestígios encobertos, anteriormente, num palimpsesto, conforme o ideal de Pesavento (2004). Diante desse contexto de história, memória, cultura e os demais elementos que os envolve, percebemos o discurso em torno do monumento e, dependendo do grupo social, o discurso do escritor difere de discursos políticos na prática, como é o caso que será exposto neste artigo. Ademais, vemos que determinados monumentos não são preservados e os documentos deles estão com “famílias” e não partilhados publicamente.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392319-02

Referências bibliográficas
  • ATAÍDES, Jésuz Marco; Cuidando do Patrimônio Cultural; Goiânia; UCG; 1997. BACZO, Bronislaw. A imaginação social. In: LEACH, Edmundo et al. Antropos‑Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BENJAMIN, Walter. O narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. RJ: Editora Brasiliense, 1994. BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1978. BRESCIANNI, Maria Stella M. História e Historiografia das cidades: um percurso. In: Historiografia Brasileira em Perspectiva. Marcos Cezar de Freitas (Org.). São Paulo: Contexto, 2003. CERTEAU, Michael. Operações Historiográficas. In: A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 2002. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações, memória e sociedade. Lisboa: Difel, 1990. ______. Construindo Pontes: a prática etnográfica no campo da educação. In: DAYRELL, J. (org). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. COELHO. Braz José. Sombras do Tempo. Catalão: Kaio Gráfica editora, 2015. FERRARA, Lucrécia D’ Alessio. Cidade: imagem e imaginário. In: SOUZA, Celia Ferraz de; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs.). Imagens urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1997. FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os movimentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC- Annablume, 1997. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ______. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. HALBAWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora, 1990. HONÓRIO FILHO, Wolney. In: SBHE, Comunicação Coordenada: histórias de vida e narrativas autobiográficas, pesquisas e memória em educação, Eixo temático 8 – Fontes e Métodos em História da Educação, 2011. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992. LEVI, Geovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Com os olhos do passado: a cidade como palimpsebo. In: Revista Esboços. n. 11. UFSC, 2004.
Como citar:

SILVA, Ismene Fernandes da; "Além dos mapas: a cidade como palimpsesto, memórias e vivências em Catalão (GO) a partir do escritor Braz José Coelho", p. 31 -44. In: História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392319, DOI 10.5151/9788580392319-02