Sementes de inovação social como alternativas à hegemonia

MICHELIN, Coral ; Franzato, Carlo ; Gaudio, Chiara Del

Resumo:

Um dos problemas emergentes do fenômeno da globalização é aafirmação

hegemônica de uma ideologia promovida pelas elites quecontrolam os fluxos

informacionais e financeiros globais. Trata-se de uma ideologiaque valoriza e

promove práticas sociais baseadas em atitudes competitivas epredatórias. As

mesmas tecnologias de informação e comunicação que têmsuportado esse

processo podem ser aproveitadas para difundir alternativasque subvertem a

lógica da dominação, espalhando, pela rede de comunicação einformação mundial,

sementes que carregam potenciais inovações sociais. Oseeding emerge como uma

possível ação metaprojetual, no âmbito do designestratégico, para alcançar esse

propósito positivamente subversivo.

Palavras-chave: Metaprojeto; Rede; Seeding; Inovação Social.

53 downloads

design, inovação Social

DOI: 10.5151/9788580392647-02

Referências bibliográficas
  • BASSO, C. M. et al. Organizações colaborativas como sistemas abertos: Contribuições do
  • metaprojeto para fomentar ações de inovação social. In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design
  • Sustentável. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 5. São Paulo: Blucher, 2016. p. 319-330.
  • CAPRA, F. A teia da vida: Uma compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix,
  • 1996.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
  • ______. Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Rio de
  • Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.
  • CAULIER-GRICE, J. et al. Defining Social Innovation - Part 1. A deliverable of the Project “The
  • theoretical, empirical and policy foundations for building social innovation in Europe” (TEPSIE),
  • European Commission – 7th Framework Programme, Brussels: European Commission, DG
  • Research. 2012.
  • DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2. V. 1. Rio de Janeiro: Editora
  • 34, 2011.
  • FISCHER, G.; GIACCARDI, E. Meta-Design: A Framework for the Future of End-User
  • Development. In: LIEBERMAN, H.; PATERNÒ, F.; WULF, V. (Orgs.). End User Development:
  • Empowering People to Flexibly Employ Advanced Information and Communication Technology.
  • Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004.
  • ______. Creativity and Evolution: A Metadesign Perspective. 2005.
  • FISCHER, G.; OSTWALD, J. Seeding, Evolutionary Growth, and Reseeding: Enriching Participatory
  • Design with Informed Participation. In: PARTICIPATORY DESIGN CONFERENCE (PDC’02), 2002.
  • Sweeden, Malmö University. p. 135-143.
  • FRANZATO, C. O princípio de deslocamento na base do metadesign. In: 11o Congresso Brasileiro
  • de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado, 2104. São Paulo: Blucher, 2014. p. 1187-
  • 1196.
  • GIACCARDI, E. Principles of Metadesign: Processes and Levels of Co-Creation in the New Design
  • Space. 437 f. Tese (Doctor of Philosophy) – University of Plymouth, UK, 2003.
  • ______. Metadesign as an Emergent Design Culture. Leonardo, v. 38, n. 4, p. 342-349, 2005.
  • GUATTARI, F. Heterogênese. In: Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora
  • 34, 2012. p. 11-90.
  • JÉGOU, F.; MANZINI, E. Collaborative Services: Social Innovation and Design for Sustainability.
  • Milan: Edizioni Polidesign, 2008.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de
  • Janeiro: Editora 34, 2010.
  • ______. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições
  • Loyola, 2011.
  • LUHMANN, N. Sistemas sociais: Esboço de uma teoria geral. Petrópolis: Vozes, 2016.
  • MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações
  • colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • MORIN, E. Entender o mundo que nos espera. In: MORIN, E.; VIVERET, P. Como viver em tempos
  • de crise? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 7-27.
  • ______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
  • MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The Open Book of Social Innovation. Great Britain:
  • NESTA & The Young Foundation, 2010.
  • SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de
  • Janeiro: Record, 2012.
  • TOURAINE, A. Após a crise: a decomposição da vida social e o surgimento de atores não sociais.
  • Petrópolis: Vozes, 2011.
  • VAN ABEL, B. (Org.). Open design now: why design cannot remain exclusive. Amsterdam: BIS
  • publishers, 2011.
  • VAN ONCK, A. Metadesign. Produto e linguagem, v. 1, n. 2, 1965, p. 27-29.
Como citar:

MICHELIN, Coral; FRANZATO, Carlo; GAUDIO, Chiara Del; "Sementes de inovação social como alternativas à hegemonia", p. 33-50. Design e Inovação Social - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392647, DOI 10.5151/9788580392647-02