Criatividade e inovação

Medeiros, Ligia Maria Sampaio de

Resumo:

O presente capítulo registra parte do conteúdo da palestra “Criatividade e inovação” ministrada na primeira edição do Simpósio de Pesquisa Técnico-Científica do Mestrado em Design da Univille. Após a palestra, já no momento dedicado a perguntas e comentários, estudantes da plateia manifestaram dúvidas muito semelhantes às que escuto dos meus próprios alunos hoje em dia e há muitos anos. O assunto criatividade e inovação, assim eu confirmo, ainda suscita atitudes contraditórias entre estudantes. Se por um lado eles não vacilam ao responderem que conhecem essas palavras, e que estão familiarizados com elas, por outro expressam hesitação quando indagados, por exemplo, “como reconhecem o resultado da

criatividade?”.
As conversas sobre esse assunto, portanto, nunca são monótonas, mas podem ser infrutíferas se não se estabelecem alguns pontos de referência. Foi o que me dispus a fazer no Simpósio, e registrarei na primeira parte deste capítulo. Na segunda parte, apresentarei um material elaborado com um dos meus estudantes de pós-graduação entre 2007 e 2008, ainda não devidamente divulgado. As figuras, que foram originalmente desenhadas por André Nasi (2008) para compor monografia em curso de especialização, são muitas vezes utilizadas por mim pela sua atualidade e relevância. Aproveitei a oportunidade da escrita deste texto para ampliar o alcance daquela contribuição.

40 downloads

DOI: 10.5151/9788580391855-02

Referências bibliográficas
  • ARCHER, B. Design awareness and planned creativity in industry.
  • London: The Design Council, 1974.
  • GOMES, L. V. N. Criatividade & Design. Porto Alegre: sCHDs, 2011.
  • ____________. Criatividade: projeto<desenho>produto. Santa
  • Maria: sCHDs, 2004.
  • GUILFORD, J.P. The Nature of Human Intelligence. Nova Iorque:
  • McGraw-Hill, 1967.
  • NASI, A. Aplicação da metodologia do processo criativo na Agência
  • Experimental de Publicidade e Propaganda da Famecos. 2008.
  • 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Expressão
  • Gráfica) - PUCRS, Porto Alegre, 2008.
  • TORRANCE, E.P. Torrance Tests of Creative Thinking. Benseville, IL.
  • Scholastic Testing Service, Inc, 1974.
Como citar:

MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de; "Criatividade e inovação", p. 33-49. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-02