Cidades para as pessoas: mobilidade urbana de pedestres e de usuários do transporte público
Cidades para as pessoas: mobilidade urbana de pedestres e de usuários do transporte público
Souza, Raphael Freitas; Martins, Laura Bezerra;
Resumo:
As cidades precisam, para sua própria vitalidade, acolher a diversidade humana, promovendo os mais diversos tipos de atividades, como trabalho, estudo, saúde, lazer e cultura. No entanto, muitas delas possuem um planejamento urbano imposto e essencialmente funcionalista que desconsidera as relações sociais e espontâneas, resultando na perda de sua vitalidade, degradação e diversos problemas sociais (JACOBS, 1961/2009). Sendo assim é necessária uma visão sistêmica e humanizada para que exista inclusão social, bem-estar, agradabilidade e senso de pertencimento, sendo consideradas questões relacionadas aos contextos e dinâmicas sociais, culturais e políticas (SOUZA, 2019).
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As cidades precisam, para sua própria vitalidade, acolher a diversidade humana, promovendo os mais diversos tipos de atividades, como trabalho, estudo, saúde, lazer e cultura. No entanto, muitas delas possuem um planejamento urbano imposto e essencialmente funcionalista que desconsidera as relações sociais e espontâneas, resultando na perda de sua vitalidade, degradação e diversos problemas sociais (JACOBS, 1961/2009). Sendo assim é necessária uma visão sistêmica e humanizada para que exista inclusão social, bem-estar, agradabilidade e senso de pertencimento, sendo consideradas questões relacionadas aos contextos e dinâmicas sociais, culturais e políticas (SOUZA, 2019).
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503180-01
Referências bibliográficas
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(USP). Dep. de Engenharia da Construção Civil. 40 p., 1997.
Como citar:
SOUZA, Raphael Freitas; MARTINS, Laura Bezerra;
"Cidades para as pessoas: mobilidade urbana de pedestres e de usuários do transporte público",
p. 30 -53.
In:
ergonomia e tecnologia [em foco] – Vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180,
DOI 10.5151/9786555503180-01