D-TEA: rota educacional para autonomia e personalização da alfabetização de crianças autistas

Silva, Letícia Viegas Gomes da ; Coutinho, Solange Galvão ; Teixeira, João Marcelo Xavier Natário

Resumo:

Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), consideradas atípicas, em razão do neurodesenvolvimento atípico, possuem características peculiares, como sensibilidade a sons, luzes e texturas e hiperfoco em assuntos de seu interesse. Com o avanço dos estudos no campo da psicologia infantil e da medicina, tornou-se possível mapear a idade na qual os primeiros sinais se apresentam, a maioria dos diagnósticos hoje em dia é obtida a partir dos 3 anos, fase em que a comunicação da criança já deve estar desenvolvida.

47 downloads

DOI: 10.5151/9786555503227-01

Referências bibliográficas
  • PACHECO, R. P.; SILVA, T. B. P. O protagonismo autista na escola: uma
  • proposta de artefato que estimule a contação de história e a formação
  • de laços verdadeiros. Proceedings of the 8º Information Design
  • International Conference, Natal, v. 4, n. 1, p. 373-384, jun. 2017.
  • PUTNAM, C; CHONG, L. Software and technologies designed for people
  • with autism: what do users want? ASSETS’08, Halifax, Nova Scotia,
  • Canadá, october 13-15, 2008.
  • POWER, D. J. Decision support systems: concepts and resources for
  • managers. Faculty Book Gallery, 2002. Disponível em: https://scholarworks.
  • uni.edu/facbook/67. (Acesso em: 26 ago. 2023.)
Como citar:

SILVA, Letícia Viegas Gomes da; COUTINHO, Solange Galvão; TEIXEIRA, João Marcelo Xavier Natário; "D-TEA: rota educacional para autonomia e personalização da alfabetização de crianças autistas", p. 28-43. Fronteiras do design: (bem) além do digital - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503227, DOI 10.5151/9786555503227-01