Por uma sociologia comparativa da arte do século XIX no Brasil, em Portugal e alhures: das trajetórias aos cruzamentos transnacionais
Rodrigues, Weslei Estradiote
Resumo:
Durante décadas, a sociologia da arte no Brasil relegou o século XIX a uma posição secundária nas agendas de pesquisa, período considerado uma espécie de “pré-história” cultural da nação. Durante muito tempo, os trabalhos acadêmicos foram constituídos pelos marcos temporais (ao mesmo tempo que os instituíram) de um modernismo canonizado pela crítica universitária. O referente fundacional da modernidade adotado pela sociologia, tudo aquilo que lhe parecia condigno de atenção, os parâmetros de uma arte propriamente brasileira, enfim, tudo o que era relativo ao grande “enigma” da formação nacional parecia remeter ao modernismo de inícios do século XX, e ao que o sucedeu, como se todo o passado ganhasse uma síntese nas vanguardas paulistas.
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DOI: 10.5151/9786555501810-01
Referências bibliográficas
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Como citar:
RODRIGUES, Weslei Estradiote; "Por uma sociologia comparativa da arte do século XIX no Brasil, em Portugal e alhures: das trajetórias aos cruzamentos transnacionais ", p. 15-46. Sociedade e cultura: estudos de sociologia dos processos simbólicos. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501810, DOI 10.5151/9786555501810-01