Por uma sociologia comparativa da arte do século XIX no Brasil, em Portugal e alhures: das trajetórias aos cruzamentos transnacionais

Rodrigues, Weslei Estradiote;

Resumo:

Durante décadas, a sociologia da arte no Brasil relegou o século XIX a uma posição secundária nas agendas de pesquisa, período considerado uma espécie de “pré-história” cultural da nação. Durante muito tempo, os trabalhos acadêmicos foram constituídos pelos marcos temporais (ao mesmo tempo que os instituíram) de um modernismo canonizado pela crítica universitária. O referente fundacional da modernidade adotado pela sociologia, tudo aquilo que lhe parecia condigno de atenção, os parâmetros de uma arte propriamente brasileira, enfim, tudo o que era relativo ao grande “enigma” da formação nacional parecia remeter ao modernismo de inícios do século XX, e ao que o sucedeu, como se todo o passado ganhasse uma síntese nas vanguardas paulistas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501810-01

Referências bibliográficas
  • BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 3. Ed., 1979. BAXANDALL, M. Patterns of Intention. On the historical explanation of pictures. London : Yale Universuty Press, 1985. BORTOLUCI, José Henrique; JACKSON, Luiz C.; PINHEIRO, Fernando A. “Contemporâneo clássico: a recepção de Pierre Bourdieu no Brasil”, em Lua Nova: Revista de Cultura e Política [online]. 2015, n. 94 [Acessado em 5 de Agosto de 2022], p. 217-254. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-64452015009400008.
Como citar:

RODRIGUES, Weslei Estradiote; "Por uma sociologia comparativa da arte do século XIX no Brasil, em Portugal e alhures: das trajetórias aos cruzamentos transnacionais ", p. 15 -46. In: Sociedade e cultura: Estudos de sociologia dos processos simbólicos. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501810, DOI 10.5151/9786555501810-01