Educação Ambiental, Antonio Gramsci e Contribuições para uma Perspectiva Crítica e Transformadora

Machado, Rodrigo; Sorrentino, Marcos;

Resumo:

O presente texto deriva de tese baseada em pesquisa de doutorado em Ciência Ambiental, sendo um excerto em relação ao todo do trabalho. A pesquisa subsidiou um debate relativamente amplo sobre os campos da conservação, das áreas protegidas e unidades de conservação, dos conselhos gestores, participação social e incidência política, assim como da educação ambiental, apontando tensões discursivas e práticas, com disputas por hegemonia em cada um deles. Esse debate deu suporte a uma reflexão transversal em diálogo com categorias desenvolvidas pelo pensador marxista comunista Antonio Gramsci. Para esta publicação a opção é compartilhar um recorte dessa elaboração mais abrangente, focando nas contribuições de algumas dessas categorias trabalhadas na tese à educação ambiental, de forma que se promova sua perspectiva crítica e sua potência transformadora de compreensões, de pessoas, coletivos e realidades revelando, assim, sua colaboração à Ciência Ambiental. O texto traz um esforço de sintetizar tais categorias gramscianas, de forma a familiarizar quem lê para então, na sequência, buscar expor contribuições dessas categorias à atribuição de sentidos e possibilidades teóricas, práticas e políticas da educação ambiental.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501827-01

Referências bibliográficas
  • PORTELLI, Hugues. Gramsci e o Bloco Histórico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, Autores Associados, 2005. SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis. Aparecida – SP: Ideias e Letras, 2006.
Como citar:

MACHADO, Rodrigo; SORRENTINO, Marcos; "Educação Ambiental, Antonio Gramsci e Contribuições para uma Perspectiva Crítica e Transformadora", p. 9 -22. In: Ciências ambientais: interdisciplinaridade e pluralidade investigativa. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501827, DOI 10.5151/9786555501827-01