Escuta como Estratégia de Construção de Conhecimento

Martins, Luiza F. G. ; Velardi, Marília

Resumo:

Este texto tem o ensejo de dialogar sobre o lugar da escuta como estratégia de construção de conhecimento. Diante do processo hegemônico histórico de construção de conhecimento na academia a partir de uma voz única (branca, masculina, ocidental…), apostamos nos múltiplos modos de pesquisar, investigar e conhecer que exige, muitas vezes, a escuta atenta àquilo que já foi e é produzido por aí, em outros lugares, de outras formas, por outras pessoas… A aposta, portanto, perpassa táticas mais poéticas, inventivas e íntimas do cotidiano.

57 downloads

Ciencias sociais, mudança social

DOI: 10.5151/9786555501971-01

Referências bibliográficas
  • EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. 1 ed. Male, 2017.
  • HOOKS, bell. Ensinar para transgredir. Martins Fontes, 2020.
  • LACEY, Kate. Listening Out as a Technique of Political Life, 2021. Disponível em: https://bcmcr.org/research/listening-out-as-a-technique-of-political-life/. Aces¬so em: julho de 2022.
Como citar:

MARTINS, Luiza F. G.; VELARDI, Marília; "Escuta como Estratégia de Construção de Conhecimento", p. 13-28. Teoria social em transformação: dimensões teóricas e práticas sociais de construção de saberes e de relações de poder. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501971, DOI 10.5151/9786555501971-01