Comunicação e Educação para Coleta Seletiva

Hamza, Kavita Miadaira; Dias, Gabriela Nobre; Dalmarco, Denise de Abreu Sofiatti; Christopoulos, Tania Pereira;

Resumo:

O processo de segregação prévia de resíduos recicláveis, na fonte geradora (em especial os resíduos domiciliares), popularmente referido como coleta seletiva, com vistas à reciclagem, pode ser entendido como uma sequência de comportamentos performados por participantes em um fluxo de processos. Moradores, catadores, gerentes de indústrias e administradores públicos são conectados, de forma que ações em uma parte do fluxo influenciam ações nos próximos níveis desse fluxo. Por exemplo, políticas de reciclagem de resíduos implementadas pelo governo local podem não ser eficazes se as famílias não aceitarem e não modificarem seu próprio comportamento, mas a política em si depende do comportamento individual dos representantes locais, que devem estar dispostos a modificar práticas atuais (CONKE, 2018).

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DOI: 10.5151/9786555502411-01

Referências bibliográficas
  • AGUIAR-CASTILLO, L., RUFO TORRES, J., DE SAA PÉREZ, P., & PÉREZ JIMÉNEZ, R. How to encourage recycling behaviour? The case of WasteApp: a gamified mobile application. Sustainability (Switzerland), 2018. BARCIOTTE, M. L., & SACCARO, N. L., Jr. Sensibilização e mobilização dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades da educação ambiental (Texto para Discussão). Brasília: IPEA, 2012. BARR, S. Factors influencing environmental attitudes and behaviors: A UK case study of household waste management. Environment and behavior, 39(4), 435-47, 2007.
Como citar:

HAMZA, Kavita Miadaira; DIAS, Gabriela Nobre; DALMARCO, Denise de Abreu Sofiatti; CHRISTOPOULOS, Tania Pereira; "Comunicação e Educação para Coleta Seletiva", p. 19 -34. In: Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos: Experiências Internacionais e Nacionais. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502411, DOI 10.5151/9786555502411-01