Governança das Florestas Nativas: Trajetórias e Desafios em Dois Países da América do Sul

Adams, Cristina; Moretto, Evandro Mateus; Cordeiro-Beduschi, Liviam E.;

Resumo:

Este capítulo apresenta uma análise da governança florestal do Brasil e do Chile no período de 1990 a 2015. Nesse período, muitos países da América Latina reformularam suas políticas florestais impulsionados pelos debates internacionais que apontavam para novos paradigmas na gestão dos territórios florestais, destacando preocupações com a conversão da cobertura florestal para outros usos da terra e a degradação de ecossistemas. O estudo buscou compreender se as mudanças institucionais formais que ocorreram nesse período promoveram mudanças na prática. A partir de duas correntes teóricas que contribuem para a análise institu­cional e da ação coletiva, foram analisados os arranjos institucionais florestais de cada país e as arenas multiatores que se estabeleceram para implementar a gestão das florestas nativas. A partir de métodos de coleta de dados qualitativos, foram entrevistados atores envolvidos na implementação das legislações vigentes, a Lei de Bosques Nativos (no Chile) e a Lei de Gestão de Florestas Públicas (no Brasil). Os resultados deste estudo apontam que mesmo com mudanças nos arranjos institucionais em cada país, a governança florestal ainda enfrenta dificuldades para mudar o modelo convencional das políticas florestais e promover a gestão sustentáveldas florestas. Conclui-se que, para mudanças na prática, a governança florestal necessita fortalecer os espaços de decisão e ação coletiva que priorizem a valorização do conhecimento local e a descentralização das oportunidades de desenvolvimento nos territórios. Este trabalho é resultado do doutorado defendido no ano de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-01

Referências bibliográficas
  • ABRAMOVAY, R. Muito além da economia verde. São Paulo: Ed. Abril. 248 p. 2002. ADAMS, C.; MURRIETA, R.; NEVES, W. As Sociedades Caboclas Amazônicas: Modernidade e Invisibilidade. São Paulo: Annablume/FAPESP: Sociedade Caboclas Amazônicas: Modernidade e Invisibilidade. pp. 15-32. 2006. ADAMS, C., BORGES, Z.; MORETTO, E. M.; FUTEMMA, C. 2020. Governança ambiental no Brasil: acelerando em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou olhando pelo retrovisor? São Paulo: Cadernos Gestão Pública e Cidadania; v. 25; n. 81; pp. 1-13; e -81403. 2020.
Como citar:

ADAMS, Cristina; MORETTO, Evandro Mateus; CORDEIRO-BEDUSCHI, Liviam E.; "Governança das Florestas Nativas: Trajetórias e Desafios em Dois Países da América do Sul", p. 15 -44. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-01