Tecendo Conexões entre “Diferentes” Trajetórias: Um Relato de Experiência Sobre o Grupo de Pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino – LEGEN/CNPQ

Botelho, Laura Silveira ; Leite, Patrícia Mara de Carvalho Costa

Resumo:

Em pleno século XXI ainda assistimos à separação do conhecimento “em diversos conteúdos relativamente estanques, que são apresentadosde maneira desvinculada e desconexa” (SILVA, 2021, online) nos mais variados âmbitos educacionais. Capra (2004, p. 34) entende esta herança de fragmentação curricular originaria da concepção de natureza de Descartes embasada“ na divisão fundamental de dois domínios independentes e separados – o da mente e o da matéria”. Tal separação dualista influenciou os processos de aquisição, construção e disseminação do conhecimento, e a separação entre sujeito e objeto permaneceu como forte característicado desenvolvimento científico.

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análise do discurso

DOI: 10.5151/9786555501186-01

Referências bibliográficas
  • BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • BOTELHO, L. Práticas de Letramentos Acadêmicos na escrita da monografia: relações de poder na academia. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2016.
  • BURBULES, N. C.; BERK, R. Critical Thinking and Critical Pedagogy: Relations, Differences and Limits. In: POPKEWITZ, T. S.; FENDLER, L. (Ed.). Critical Theories in Education. New York: Routledge, 1999. p. 45-65.
Como citar:

BOTELHO, Laura Silveira; LEITE, Patrícia Mara de Carvalho Costa; "Tecendo Conexões entre “Diferentes” Trajetórias: Um Relato de Experiência Sobre o Grupo de Pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino – LEGEN/CNPQ", p. 13-36. Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501186, DOI 10.5151/9786555501186-01