Avaliação Subjetiva das Variantes Altas [I] e [U]: Indicador, Marcador, Estereótipo ou Fenômeno em um Continuum?

Silveira, Eliete Figueira Batista da ; Guerreiro, Silvia Carolina Gomes de Souza

Resumo:

O capítulo discute a classificação das categorias de Labov (2008 [1972], 2001) indicador, marcador e estereótipo, analisando o alteamento das vogais médias pretônicas. O fenômeno é tradicionalmente classificado como indicador. No entanto, o presente estudo verifica, a partir de dois testes de avaliação subjetiva, que transita entre as três categorias, mesmo se avaliado no interior de uma mesma comunidade de fala. No teste de reação subjetiva, o alteamento enquadra-se entre as categorias indicador e marcador. No teste de insegurança linguística, o fenômeno se caracteriza como estereótipo. No teste de reação subjetiva, enquadra-se entre as categorias indicador e marcador. Com base nesses resultados, defende-se uma nova proposta para as categorias de Labov (2008[1972], 2001). Postula-se que os fenômenos linguísticos devam ser avaliados num continuum, assim como se pretende refletir sobre o papel da avaliação subjetivana variação e na mudança linguísticas.

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LINGUISTICA, Língua portuguesa, Português

DOI: 10.5151/9786555501292-01

Referências bibliográficas
  • AVELHEDA, Anna Carolina. O alteamento das vogais médias pretônicas no município de Nova Iguaçu: análises sociolinguística e acústica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2013.
  • AVELHEDA BANDEIRA, Anna Carolina. Alteamento pretônico no Rio de Janeiro: avaliação subjetiva e fatores condicionantes. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2019.
  • BARBOSA DA SILVA, Myrian. As pretônicas no falar baiano. 1989. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 1989.
Como citar:

SILVEIRA, Eliete Figueira Batista da; GUERREIRO, Silvia Carolina Gomes de Souza; "Avaliação Subjetiva das Variantes Altas [I] e [U]: Indicador, Marcador, Estereótipo ou Fenômeno em um Continuum?", p. 41-60. Variação em português e em outras línguas românicas. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501292, DOI 10.5151/9786555501292-01