A Oportunidade de Discutir Racismo e Violência de Gênero na Aula de Língua Portuguesa por Meio da Análise do Discurso Literário de Lima Barreto

Chaves, Ramon Silva

Resumo:

Neste capítulo, indicamos um dos possíveis motivos que impedem o trabalho com temáticas dadas pelos princípios da Lei de Diretrizes e Bases na aula de Língua Portuguesa, que é a falta de correspondência imediata entre elas e o modelo conservador de oferta de conteúdos disciplinares. Ainda que consideremos a violência um edema que deve ser tratado na e pela Escola, o conturbado momento político nacional tenta controlar essa discussão de modo a minimizar seus efeitos e desconsiderar suas as raízes. A palavra “gênero”, por exemplo, foi suprimida da atual Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018).

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Lima Barreto, Crítica e interpretação, crítica literária, estudo e ensino de literatura

DOI: 10.5151/9786555502619-01

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, F. A. A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2017.
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  • BARRETO, L. Um Longo Sonho do Futuro: discursos, cartas, entrevistas e confissões dispersas. Rio de Janeiro: Graphia, 1998.
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  • BARRETO, L. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Como citar:

CHAVES, Ramon Silva; "A Oportunidade de Discutir Racismo e Violência de Gênero na Aula de Língua Portuguesa por Meio da Análise do Discurso Literário de Lima Barreto", p. 15-30. Lima Barreto na sala de aula: questões raciais e de gênero - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502619, DOI 10.5151/9786555502619-01